17/06/2020 12h14 – Atualizado em 17/06/2020 12h14
Prefeito licitou obra de 15 milhões sem ter garantias que os recursos serão liberados
Por Leandro Medina
O prefeito de Nova Alvorada do Sul, Arlei Silva Barbosa (MDB), distante 120 quilômetros de Campo Grande, contratou a empresa Maracaju Engenharia e Empreendimentos Ltda, por intermédio do processo licitatório Nº 026/2020 para executar obras de qualificação viárias orçadas em mais de 15 milhões de reais, sem ter concluído os procedimentos burocráticos para garantir os recursos, gerando grande especulação de obra eleitoreira.
A licitação milionária prevê a execução de Pavimentação, Recapeamento, Manutenção e Obras Complementares em Vias Públicas, Implementação de Drenagem e Obras de Saneamento Básico, orçados em R$ 15.113.228,76 (Quinze milhões e cento e treze mil e duzentos e vinte e oito reais e setenta seis centavos) com prazo previsto para conclusão de 16 meses.
Ao consultar o sistema de Acompanhamento de Operações é possível identificar que falta cerca de 4 procedimentos para que os recursos estejam 100% garantidos ao município, para depois disso licitar as devidas obras.
Nossa redação entrou em contato com o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Marcio França no dia 26 de Março de 2020 na tentativa de obter informações do edital de licitação, juros, taxas administrativas que iram incidir em cima desse financiamento, mas o secretario se negou a fornecer e disse que estava disponível no portal de transparência, o que não procede.
Também entramos em contato neste mesmo dia com o Secretário de Governo Valtrudes Machado, que direcionou o assunto para o Departamento de Licitações, ao qual entramos em contato por e-mail, conforme orientado mas o Departamento de licitação também, se negou a atender nossas solicitações.
Nesta terça-feira (16) foi publicado no Diário Oficial nº 1560 EXTRATO DE CONTRATO Nº 032/2020, CONCORRÊNCIA N.º 001/2020, PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 026/2020, efetivando a contratação de um empresa para execução das obras.
Polêmica entorno de licitações milionárias é conhecida já pela população Sulnovaalvoradenses. Caso semelhante ocorreu no ano de 2011, onde na época o prefeito Arlei Silva Barbosa, anunciava nas entrevistas pavimentação asfáltica no valor de 16 milhões de reais, do programa Pró-Transporte. Mas não passou de propaganda eleitoreira.







