24.8 C
Campo Grande
domingo, 22 de fevereiro de 2026

Cidade limpa e bem cuidada é responsabilidade da Prefeitura e também da população

29/06/2019 13h51 – Atualizado em 29/06/2019 13h51

Cidade limpa e bem cuidada é responsabilidade da Prefeitura e também da população

Por Leandro Medina

Nenhuma cidade do mundo consegue manter-se limpa, bem cuidada e aprazível se não houver co-responsabilidades entre o Poder público e comunidade.

As cidades que nos encantam pelos cuidados e uma boa aparência, são o resultado de um eficiente serviço de limpeza e fiscalização, atenta aos espaços públicos e privados. Dedicação e zelo permanentes com pequenos detalhes fazem toda à diferença.

Iluminação inexistente ou deficitária. Sequência de lâmpadas queimadas ou com defeitos, o que faz com que muitos trechos de ruas fiquem numa escuridão assustadora. Capinzal e vegetação, quase matagal, que denotam desleixo e falta de preocupação com o visual da cidade e com a saúde pública, porque onde tem sujeira e falta de cuidado, sempre há riscos da proliferação de insetos e animais peçonhentos.

Vias importantes e acessos à cidade sem receber com regularidade equipes de limpeza, evidenciam que este setor não está funcionando como deveria.

O lixo, esse merece um capítulo à parte. Como dá problema!

Impressionam as constantes falhas também nesse setor. Será falta de pessoal e equipamento ou é problema de gestão mesmo? Ou um pouco de cada coisa. Além dessas atribuições de responsabilidade da Administração, há outra questão que precisa ser exercida com rigor. Uma fiscalização sobre áreas públicas e privadas que armazenam entulhos e ficam meses e anos sem limpeza.

Mas também tem o outro lado da moeda.

Não adianta a gente cobrar da Prefeitura se a população não fizer a sua parte. Tem muita coisa que não depende só do serviço público. O velho bordão popular continua valendo: “Se todos limparem à frente de suas casas, logo a cidade estará limpa”. Essa receita é meio caminho para deixar nossa rua mais bonita e o bairro inteiro.

O lixo, volto a falar de novo nesse assunto.

Quanta gente que não tem lixeira, coloca o lixo na rua um dia antes do caminhão passar, o resultado é desastroso. A cachorrada destrói as embalagens e a imagem é desoladora.

Por que não ter mais cuidado. E as calçadas? Quantas no centro e nos bairros estão esburacadas e mal conservadas. O número é assombroso. Esses são alguns cuidados que podem contribuir em muito pra mudar esse cenário, atualmente não muito animador.

Por uma questão de justiça, preciso registrar que muitos moradores são cuidadosos, caprichosos e dão belos exemplos de cidadania.

Façamos todos nossa parte.

Cidade limpa e bem cuidada é responsabilidade da Prefeitura e também da população

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.