O prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, esteve nesta segunda-feira (06) em Campo Grande, em reunião com o Superintendente Regional do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Paulo Roberto da Silva, para tratar da regularização fundiária dos lotes urbanos do Distrito Pana, uma reivindicação histórica da população local.
A agenda também contou com a presença do Desembargador Luiz Tadeu e da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Elisméia Borges. Na ocasião o desembargador, coordenador do Programa Lar Legal, apresentou ao superintende do Incra o programa que visa promover a regularização fundiária, valorização das moradias e, sobretudo, garantia da dignidade e segurança jurídica da população, bem como reduzir as ações judiciais, viabilizando a inclusão e justiça social à faixa mais vulnerável da população,
De acordo com o prefeito Paleari, o município vem trabalhando para viabilizar esse importante avanço há muito tempo, e a reunião no INCRA representa um passo decisivo nesse processo.
“Essa é uma luta antiga dos moradores do Pana, que há muitos anos esperam pela regularização de seus lotes. Estamos empenhados em resolver essa questão e garantir que cada família tenha o direito reconhecido sobre o espaço onde construiu sua história. É um ato de justiça, dignidade e respeito com quem acredita e vive em Nova Alvorada do Sul”, afirmou o prefeito.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), por meio do superintendente Paulo, afirmou o compromisso de doar o núcleo ao município, com o objetivo de viabilizar a regularização fundiária. Essa iniciativa permitirá que as famílias residentes finalmente obtenham as escrituras de suas moradias, garantindo segurança jurídica e dignidade habitacional.