04/10/2017 11h14 – Atualizado em 04/10/2017 11h14
Vereadores diplomam alunos selecionados para o projeto Vereador Mirim
Por Leandro Medina com informações da Assessoria
Na noite da última segunda feira (02) Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul, aprovou o requerimento de número 066/2017, de autoria da vereadora Lourdes Pimentel (PMDB), que aprovou a implantação do Parlamento Mirim (Vereador por um dia), concluiu mais uma etapa do projeto realizando a diplomação dos vereadores escolhidos por suas unidades de ensino.
O requerimento que também recebeu o aval e assinatura dos pares: Israel Gomes de Souza (PSD), Vanderlei Bueno (PSDB), Francisco Sales (PPS), Rosangela Alves (PR), Luciano Dias (PT) e Jane Barrios (PSDB), designou que fossem escolhidos e diplomados (11) representantes das unidades de ensino do município, número este de cadeiras no parlamento, tendo inclusive o apadrinhamento de cada aluno por um respectivo vereador.
A Vereadora Lourdes Pimentel (PMDB), disse estar muito gratificada com rápida aceitação e assimilação do projeto nas escolas. “Acredito que todas as esferas envolvidas com o projeto, autoridades, professores, alunos e diretores, estão empolgados e empenhados em se discutir e fazer política, pois esta é sem dúvida alguma, uma arte inserida num enorme contexto: o de criar, refazer, aprimorar e trazer o novo para o nosso dia-a-dia, através de mentes férteis e produtivas desta juventude que certamente tem muito a nos ensinar”, disse a vereadora.
A representatividade mirim ficou definida após eleição nas escolas, quando o corpo docente escolheu as melhores redações entre os alunos da faixa etária de 15 a 18 anos, com o tema (O município que eu quero viver).
O projeto mobilizou toda a classe estudantil, tendo os alunos experimentado uma oportunidade única de vivenciar os aspectos da política, da democracia e da necessidade de uma efetiva participação de todos com intuito de trazer para a realidade dos nossos dias uma nova visão de como fazer política voltada aos anseios populares, pois afinal de contas, política é a arte de dialogar e a Casa de Leis, como “Casa do Povo”, é o melhor lugar para se começar os primeiros passos.
Participam deste projeto os alunos:
Escola Rosalvo da Rocha Rodrigues
• Lucas Arguelo Trindade Morais,
• Vitória Queiroz
• Gabriela da Silva Cavalcante
Escola Martinho Barbosa
• Rayane dos Santos Reis
Escola Leonor
• Fernanda Oliveira Fernandes
Escola Domiciano Porto
• Cristian Alves
Escola Delfina Nogueira
• Maria Fernanda Tormena,
• César A. Medeiros Demétrio,
• Euler Lima de Souza
Escola Antônio Coelho
• Maria Dolores Lobato
• Heloisa Gomes Hereck da Escola
A sessão do Parlamento Mirim onde os jovens terão a missão de legislar em prol do município e de suas comunidades, acontecerá no próximo dia 17, às 19hs, no plenário Vereador Sérgio Ferraz.
