22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março de 2024

Médicos alertam para cuidados redobrados devido ao de clima seco em MS

08/08/2016 13h22 – Atualizado em 08/08/2016 13h22

Médicos alertam para cuidados redobrados devido ao de clima seco em MS

Por Raiza Calixto

Existem os apaixonados pelo frio, que passam o ano todo esperando o final de julho para comemorar a chegada da frente fria no Estado. Esse gosto peculiar se deve a possibilidade das pessoas se vestirem de forma mais elegante, ou apreciar um vinho de boa qualidade com o acompanhamento da massa favorita. Porém a chegada ao inverno também tem seus pontos prejudiciais, e um deles e o mais comum também, é o clima seco que acaba dificultando a respiração daqueles que não são adeptos da estação.

É o caso do funcionário público José Antunes de Siqueira, 46 anos, que diz até gostar do inverno mas ressalta que apesar de ser normal, o clima seco prejudica a respiração, ” Para melhorar a umidade do ar durante as noites, eu costumo colocar um balde com água, toalha molhada, tudo pra respirarmos melhor, o ideal mesmo seria o umidificador, mas enquanto não compramos, vamos nos adaptando “, destacou.

A médica pneumologista Andressa Mateus da Cunha explica que o clima seco provoca um ressecamento da mucosa , além de ressecar também as vias respiratórias e a pele, ocasionando tosse, cansaço, dor de cabeça, mal estar, irritação na garganta, olhos, ouvidos e em alguns casos ate sangramentos nasais. Em pessoas com doenças respiratórias alérgicas, como por exemplo rinite ou asma pode haver uma piora dos sintomas devido ao fato dos agentes causadores da alergia ficarem mais tempo suspensos no ar.

As pessoas mais vulneráveis são idosos acima de 60 anos e crianças abaixo de cinco anos, e principalmente pessoas portadoras de doenças pulmonares como asma, fibrose pulmonar entre outras, pois suas vias respiratórias já estão danificadas pelas doenças de base, e com esse tempo seco tendem a piorar seus sintomas respiratórios ficando mais propensas a infecções como pneumonia.

A médica confirma a teoria do José e recomenda, “A principal prevenção é a ingestão de água, cerca de dois litros ao dia para adultos, e também utilizar no quarto ou na casa umidificadores de ar e na falta deste, toalha molhada ou bacia com água, hidratação da mucosa nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia, oriento também evitar aglomeração para que com isto evite-se transmissão de gripes e resfriados”.

Foto: Divulgação

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.