27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vereador indaga secretário quanto ao crescimento da população de rua da Capital

21/02/2019 06h43 – Atualizado em 21/02/2019 06h43

Vereador indaga secretário quanto ao crescimento da população de rua da Capital

Por Heloísa Lazarini – Assessoria de Imprensa Vereador

Na tarde desta terça-feira (19), o vereador Otávio Trad (PTB) se reuniu com Secretário Municipal de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva, para discutir o aumento da população de rua em Campo Grande. Também participaram da reunião, o coordenador do Centro Pop Artêmio Miguel Versoza, e a gerente de média complexidade da SAS, Marcilene Rodrigues.

Durante reunião, o vereador expôs sua preocupação com o aumento da população de rua da Capital e solicitou informações ao secretário para que seja possível mapear a cidade e elaborar um diagnóstico quanto à realidade da população de rua que vem aumentando gradativamente na Capital.

“Andando por campo Grande, tenho percebido o aumento de moradores de rua, e não podemos permitir que esta situação permaneça. Precisamos entender o motivo do aumento, identificar os pontos da cidade onde os moradores de rua se concentram e trabalhar com Executivo para elaborar estratégias para reduzir a população de rua, e auxiliar essas pessoas a se integrarem novamente à sociedade”, explica o vereador.

Atualmente, existem em Campo Grande, dois locais públicos de atendimento à população de rua, que são Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que oferece apoio aos moradores de rua durante o dia, e o Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante e População de Rua (Cetremi), que faz o acolhimento dos moradores de rua no período noturno.

De acordo com dados do Centro Pop, há cerca de 500 pessoas morando nas ruas de Campo Grande. A maioria, 80% são homens entre 18 e 50 anos. Conforme explica o coordenador do Centro Pop, Artêmio Miguel Versoza, grande parte das pessoas que vivem nas ruas são dependentes químicos e neste caso é feito um trabalho integrado com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desde que haja consentimento da pessoa.

Há também, o atendimento feito pelo Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social), que funciona 24 horas e todos os dias da semana. Neste caso, equipes de assistentes sociais vão até locais onde se encontram moradores de rua e durante abordagem informam sobre os serviços de acolhimento oferecidos pela Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Vereador indaga secretário quanto ao crescimento da população de rua da Capital

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.