21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março de 2024

Tribunal de Contas capacita vereadores de Nova Alvorada do Sul em Seminário

23/02/2018 11h31 – Atualizado em 23/02/2018 11h31

Tribunal de Contas capacita vereadores de Nova Alvorada do Sul em Seminário

Por Leandro Medina

Vereadores de Nova Alvorada do Sul, participam de capacitação em seminário promovido pela União das Câmaras de Vereadores do Mato Grosso do Sul.

A orientação aos gestores públicos municipais do Estado foi dada ontem (22/02), pelo diretor geral do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, no “Seminário de Vereadores (as) 2018”. O evento é uma iniciativa da União das Câmaras de Vereadores do Mato Grosso do Sul, e está sendo realizado no auditório da Associação dos Notários e Registrados (ANOREG), em Campo Grande. Eduardo Dionizio destacou aos mais de 250 vereadores presentes, a relevância do encontro: “Mais uma vez, é o Tribunal de Contas trazendo a orientação, capacitando o gestor público municipal. E isso só está sendo possível em razão do modelo de gestão compartilhada, preventiva e pedagógica, implementada pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves”.

A participação do Tribunal no seminário tem como objetivo contribuir e tentar minimizar algumas dúvidas que ainda persistem em relação ao tema: “Análise e Aprovação de Prestação de Contas”. Na ocasião, Eduardo Dionizio explanou sobre as funções do vereador (Função Típica: Legislar e Fiscalizar; Função Atípica: Administrar/Executar e Julgar), sobre a prestação de contas de gestão, contas de governo, atos de gestão e ainda sobre o trabalho do Tribunal de Contas junto aos municípios.

De acordo com o diretor, o TCE-MS cumpre hoje uma missão muito importante que o presidente Waldir Neves tem preconizado: “Ter um Tribunal muito mais orientador e pedagógico do que punitivo, a punição tem que ser a última providência a ser adotada. E é nesse sentido, nesse tipo de evento e principalmente aos vereadores nós fazemos presente trazendo as orientações necessárias para que o papel do vereador seja efetivo”, enfatizou.

Segundo o organizador do seminário e presidente da instituição, vereador Jeovani Vieira, o apoio dado pelo Tribunal de Contas aos vereadores e gestores públicos do Estado tem sido fundamental para que os mesmos exerçam suas funções com excelência: “Tenho vários mandatos como vereador, e nunca antes, tínhamos tido essa parceria que estamos tendo agora, com a gestão compartilhada do presidente Waldir Neves. Nós vereadores temos aprendido muito com as capacitações promovidas pelo TCE-MS, com as palestras ministradas pelo Dr. Eduardo Dionizio, com os treinamentos e cursos ministrados pelos conselheiros que ministraram em nossas cidades através das auditorias concomitantes e com o projeto Tecendo o Desenvolvimento Regional”.

O encontro de vereadores, que contou a participação do Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, teve ainda na programação a palestra “Evolução do Processo Legislativo e a Temática Contemporânea e as suas Competências”, ministrada pelo assessor jurídico, Paulo Augostinho.

Nesta sexta-feira (23) segue com a palestra “A Gestão Estadual Municipalista” pelo Secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miglioli.

Os Vereadores de Nova Alvorada do Sul, Jane Barrios (PSDB), Vanderlei Bueno (PEDB), Israel Gomes (PSD) e Lourdes Pimentel (MDB), participam do seminário.

Tribunal de Contas capacita vereadores de Nova Alvorada do Sul em Seminário

Tribunal de Contas capacita vereadores de Nova Alvorada do Sul em Seminário

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.