27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março de 2024

Secretário pede auditoria nas contas da Fundação de Saúde de Dourados

12/02/2019 17h59 – Atualizado em 12/02/2019 17h59

Secretário pede auditoria nas contas da Fundação de Saúde de Dourados

Por Assessoria de Comunicação

O secretário municipal de Saúde, Vagner da Silva Costa, havia protocolado junto à Funsaud (Fundação municipal dos Serviços de Saúde) de Dourados, na segunda-feira (11), documento solicitando a realização de completa auditoria contábil e financeira para conferir a aplicação dos recursos repassados mensalmente pela pasta para que a Fundação possa custear os serviços de manutenção no Hospital da Vida e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Esse encaminhamento ocorre às vésperas de operação policial que foi deflagrada nesta terça (12), pela manhã, quando a Polícia Federal designou apuração para conferir como são aplicados os repasses feitos com dinheiro da Saúde para que a Fundação garanta o custeio do funcionamento dessas unidades.

Vagner é secretário de Saúde da Prefeitura em definitivo desde o dia 22 de janeiro, depois de ter respondido interinamente pela função após a exoneração do titular, Renato Vidigal. A secretária-adjunta é a enfermeira e assistente social Berenice de Oliveira Machado Souza; ambos, servidores de carreira do Município.

“Desde que assumi, estamos realizando os levantamentos em todos os setores da Secretaria e na Fundação de Saúde não poderia ser diferente. Por isso, já havia protocolado documento pedindo uma apuração de como a Funsaud está utilizando os repasses que fazemos todos os meses”.

Ainda na segunda-feira desta semana, o presidente da Funsaud, Daniel Rosa, relatou que o órgão vinha acumulando um déficit de R$ 1,5 milhão mensais, do repasse de R$ 4 milhões que é feito pela Secretaria para custear a Saúde no Município.

TRANSPARÊNCIA

A CI (Comunicação Interna) 022/2019, assinada pelo secretário Vagner Costa e encaminhada ao Setor de Auditoria da Secretaria, leva em conta a situação demonstrada pelos dirigentes da Fundação e solicita a realização de auditoria contábil e financeira do período compreendido entre janeiro de 2017 a dezembro de 2018 nos contratos firmados com a Funsaud.

A medida “busca maior transparência na utilização dos recursos públicos”, justifica o secretário, acrescentando ainda que, se necessário, o setor encarregado poderá solicitar apoio da Auditoria do Estado, “desde que as ações sejam realizadas em conjunto”, conforme consta da CI.

Secretário pede auditoria nas contas da Fundação de Saúde de Dourados

Secretário pede auditoria nas contas da Fundação de Saúde de Dourados

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.