Campo Grande, Sexta-feira 24 de maio de 2019
18/10/2017 11h56 - Atualizado em 18/10/2017 11h56

Prefeitura de Rio Brilhante destina 25 toneladas de pneus para reciclagem


Por Diego Batistoti - Prefeitura de Rio Brilhante - MS

Tercio e Mario Holanda acompanharam a remoção dos pneus Tercio e Mario Holanda acompanharam a remoção dos pneus

A Prefeitura de Rio Brilhante através das Secretarias de Saúde, Infraestrutura e a equipe da Vigilância Sanitária realizaram na manhã desta terça-feira, 17 de outubro, o carregamento de aproximadamente 25 toneladas de pneus que estavam no depósito da prefeitura. As cargas foram distribuídas em dois carregamentos.

Os proprietários de borracharias e oficinas do município são orientados sobre a importância do correto descarte de pneus. Quando não há o descarte correto, o material pode acumular água parada e se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, — transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para controlar o descarte feito inadequadamente dos pneus em desuso, o depósito fica a disposição da população toda quarta-feira para receber os materiais que serão posteriormente encaminhados para a reciclagem. A empresa Ecopneu Reciclagem LTDA, é uma entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis, fica responsável por toda gestão da logística de retirada dos pneus do depósito e pela destinação ambientalmente adequada deste material em empresas destinadoras licenciadas pelos órgãos ambientais competentes e homologados pelo Ibama.

O Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis criada em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). As atividades da entidade atendem a Resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil.

O Coordenador de Vigilância Sanitária do município Mário Holanda, juntamente com o Coordenador de Endemias Tércio do Carmo, disse que a intenção é dar a destinação correta aos pneus em desuso. "Precisamos desocupar espaço e realizar uma reciclagem correta, solicitamos junto a Secretaria de Meio Ambiente do Estado para que seja autorizada a transferência dos pneus do depósito para a empresa que faz a reciclagem e o destino correto deste material," explicou Mário.

Tércio do Carmo disse também que é importante a população ajudar a fiscalizar, os pneus podem levar milhares de anos para entrar em decomposição, quando descartados em locais inadequados, além de poluir o meio ambiente, pode acumular água, servindo como criadouro do transmissor da dengue.

O depósito da prefeitura fica na Benjamin Constant, na saída para Campo Grande ao lado do córrego Araras, e toda quarta-feira fica destinada para a recepção de pneus, o local é ideal para evitar que pneus inservíveis sejam jogados em lotes vagos, beiras de estradas e cursos d’água. Para maiores informações a vigilância sanitária esta à disposição da população das 7 às 13 horas, ou pelo telefone 3452-7391 – ramal 242.

Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.