27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março de 2024

Prefeitura abre a ação “Saúde Mais Perto de Você” neste sábado, 30

29/09/2017 11h32 – Atualizado em 29/09/2017 11h32

Mutirão em Sanga Puitã terá multi-atendimento

É a primeira grande ação visando zerar filas e agilizar atendimentos de consultas e exames

Por Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde abrirá neste sábado dia 30 de setembro, no distrito de Sanga Puitã, o mutirão “Saúde Mais Perto de Você”, ação que percorrerá todas as regiões do município, desde distritos e bairros. O objetivo, conforme o prefeito Hélio Peluffo, é zerar as filas de espera em consultas e exames.

Desde o início do mês, a unidade básica de saúde de Sanga Puitã está realizando triagem com os moradores para efetuar os encaminhamos na ação. Serão consultas, exames e diversos serviços que estarão disponíveis para a comunidade. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi está coordenando os detalhes ao lado de toda a equipe da pasta.

Os atendimentos estão agendados para dois locais. Na Escola Municipal ´Dora Landolfi´ e na Escola Estadual ´Pedro Afonso´, das 07h30 às 13h. Toda a estrutura estará montada para recepcionar a população e efetuar os atendimentos de forma ágil e desburocrática. Como a triagem já vem sendo feita pela equipe da unidade de saúde do distrito de Sanga Puitã, todos os que receberão atendimento já terão uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente será imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita.

“Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

Em consultas, serão feitos atendimentos de nutrição (pediatria), psiquiatria, ginecologia, cardiologia, clínica geral, oftalmologia, odontologia, dermatologia, urologia, endocrinologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortopedia geral.

Em exames serão ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas. O “Saúde Mais Perto de Você” terá ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue.

Também estarão Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado), Saúde do trabalhador, endemias e vetores.

É importante frisar que durante toda a semana a unidade básica de saúde vem realizando atendimento prévio e já encaminhando e agendando o paciente para a especialidade detectada.

Prefeitura abre a ação "Saúde Mais Perto de Você" neste sábado, 30

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.