27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março de 2024

Outono começa nesta terça-feira e temperatura pode chegar a 5°C em MS

20/03/2018 09h24 – Atualizado em 20/03/2018 09h24

Outono começa nesta terça-feira e temperatura pode chegar a 5°C em MS

Verão se despede com calor em MS

Por Wendy Tonhati | Foto: Henrique Kawaminami

O verão está indo embora. Nesta terça-feira (20), exatamente às 12h14 começa o outono, estação de temperaturas mais amenas, que termina no dia 21 de junho com a chegada do inverno. Os dias começam a ficar mais curtos, as noites mais longas e a temperatura, que era elevada no verão, começa a esfriar.

Neste ano, está em atividade o fenômeno La Niña, que proporciona o resfriamento das águas do oceano Pacifico Equatorial. Com a La Niña resfriando as águas equatoriais, reduz a evaporação dos oceanos, levando a menos chuvas no centro-oeste dentro do período de outono e parte do inverno. O evento deve permanecer até junho.

Confira como deve ser o outono, de acordo com o meteorologista Natalio Abrahao Filho, da estação meteorológica Uniderp-Anhanguera.

Chuva

A expectativa é de chuvas não significativas até pelo menos 15 de abril. O outono deve ter chuvas de forma alternada e próximas da média nas regiões produtoras do centro-sul. Para os próximos meses, não deve haver um corte abrupto da precipitação nas regiões produtoras.
Já na segunda quinzena de maio e junho, a previsão é de eventos de chuva mais isoladas, sendo em algumas regiões volumes mais significativos e outros mais baixos.

São esperados os maiores totais, superiores a 260 milímetros, nas cidades do extremo norte das regiões norte e nordeste do Estado. No sul e extremo sul de Mato Grosso do Sul, os valores no trimestre podem ficar entre 100 milímetros e 160 milímetros. As cidades de Amambai, Naviraí e Mundo Novo podem ter períodos mais longos de estiagens.

No restante do Estado, totais de chuva entre 210 milímetros e 240 milímetros, entre Campo Grande, Dourados, Ivinhema e Três Lagoas.

Temperaturas

A meteorologia não indica valores extremamente baixos no decorrer da estação e deve haver a presença de mais umidade no final de maio e no mês de junho (chances de mais chuvas) com possibilidade de as temperaturas não serem frias .Na ausência de massa polar, as temperaturas se elevam.

No entanto, com a chegada de massas polares frias, as mínimas podem ficar abaixo dos dez graus. Em eventos de frente fria acompanhadas da massa polar, há possibilidade de temperaturas abaixo dos 5°C entre meados de maio ao término do outono. Há chances de pequenas de geadas entre Ponta Porã e o extremo sul, nos últimos meses do outono.

Nos meses de maio a junho são esperadas temperaturas abaixo dos 15°C na região norte, abaixo de 13 °C na região leste, abaixo de 10 °C nas regiões central e sudeste e abaixo dos 7 °C de Dourados ao extremo sul. Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, oscilações podem chegar aos 11°C.

As regiões sudoeste e oeste do Estado podem sentir temperaturas bastante reduzidas, até abaixo dos 10°C, do meio para o fim da estação. As regiões leste e sudeste, terão temperaturas mais amenas abaixo dos 15°C.

Nevoeiros, associados à umidade relativa alta (acima de 80%) e, em alguns casos, ao frio, será frequente no centro-sul. A visibilidade horizontal reduz-se nesses eventos nas madrugadas e manhãs.

Estiagem

Pode ocorrer com media a grande duração (mais de 25 dias) a partir de meados de abril intercalados com pancadas de chuva, seguindo ao fim da estação.

Umidade Relativa

Em todas as regiões deve persistir a umidade relativa media máxima próxima dos 85% pela manhã. As mínimas devem cair acentuadamente à tarde e podem chegar, já em abril, aos valores críticos próximos aos 30% e até a 20%.

Outono começa nesta terça-feira e temperatura pode chegar a 5°C em MS

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.