Campo Grande, Quinta-feira 24 de janeiro de 2019
13/12/2018 10h28 - Atualizado em 13/12/2018 10h28

Nova Alvorada do Sul recebe veículos para combate à dengue, zika e chikungunya

Por intermédio do Deputado Federal aproximadamente 60 veículos foram destinados para o combate à dengue, zika e chikungunya no MS

Por Leandro Medina

Nesta quarta-feira (12) o Deputado Federal Geraldo Rezende em conjunto com secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto fizeram a entrega simbólica em Brasília de diversos veículos para o Mato Grosso do Sul.

Nova Alvorada do Sul foi contemplada com uma caminhonete para o combate à dengue, zika e chikungunya, o prefeito Arlei Silva Barbosa esteve presente para acompanhar a entrega e por intermédio de sua rede social, o prefeito destacou a importância desde veículo; "Essa é mais uma importante conquista para o nosso município, o mesmo atenderá as necessidades da secretaria de saúde, ajudando nas ações de prevenção no controle de vetores".

Na ocasião, o ministro da Saúde apresentou os dados do Levantamento Rápido de índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) e lançou o Sistema Integrado de Controle de Vetores (SIVector). A nova ferramenta traz informações georreferenciadas para o controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus, mosquitos transmissores das doenças dengue, zika e chikungunya nos municípios.

Ao fazer balanço dos avanços da saúde nos últimos anos, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destacou que, "a partir de 2016, o governo federal vem ampliando os recursos destinados à prevenção e combate ao mosquito Aedes, o que tem impulsionado o aumento da participação dos municípios no LIRAa. São investimentos em repelentes, orientações, pesquisas, e na oferta de veículos", ressaltou o ministro. Ainda segundo ele, esses investimentos têm "proporcionado aos estados e municípios a possibilidade de intensificar seus trabalhos preventivos de identificação e eliminação de criadouros do mosquito" disse Occhi.

Nos primeiros seis meses deste ano, 3,2 mil pessoas tiveram dengue no Estado. O número representa 50% das notificações da doença em todo ano de 2017. No ano passado três pessoas morreram em decorrência da patologia. Em 2018, já foram registrados casos de Zika vírus nos municípios de Dourados, Aquidauana, Aral Moreira e Rio Verde. Até outubro foram notificados mais de 550 casos de chikungunya.

A demanda por veículos destinados exclusivamente para o combate dessas doenças foi apresentada pelo secretário Carlos Coimbra, que nos forneceu informações técnicas das ocorrências. Dessa forma, fizemos inúmeras reuniões para essa conquista. É a concretização de um intenso trabalho. Essa é uma importante vitória", explicou Geraldo Resende.

A entrega também foi realizada pelo secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Osnei Okumoto. Os automóveis atuarão nas ações de combate a doenças transmissíveis por vetores.

Nova frota de veículos integra estratégia do governo para enfrentamento do atual cenário de risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti nos estados e municípios. Dados do levantamento LIRAa 2018 apontam que mais de 500 cidades podem ter surto de dengue, zika e chikungunya; Osnei Okumoto

Envie seu Comentário