25.8 C
Campo Grande
terça-feira, 19 de março de 2024

Entrevista da Série “Destino Político” com o Giovana Corrêa (DEM)

24/05/2019 14h45 – Atualizado em 24/05/2019 14h45

Entrevista da Série “Destino Político” com o Giovana Corrêa (DEM)

Por Leandro Medina

O Jornal Correio do MS traz mais uma vez a série “Destino Político”. Entrevistando personalidades do meio político, que se destacam por sua trajetória na vida pública. O objetivo da séria é apresentar ao cativo leitor do nosso jornal quem são essas personalidades e quais são os seus planos para 2020.

Nossa segunda entrevista deste ano é com Giovana Corrêa, ex-primeira-dama, potencial nome para Eleições de 2020 em Maracaju.

Giovana Corrêa é pedagoga, de Maracaju filiada ao Democratas (DEM), casada, mãe de dois filhos e filha de produtores rurais.

RESUMO PROFISSIONAL E POLITICO

Estou na vida pública há mais de dez anos. Atuei como primeira dama do município de Maracaju, planejando, executando e desdobrando campanhas e projetos institucionais relacionado as Políticas Públicas para Mulheres, fui Superintendente do Comércio, Indústria, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio da Capital e em 2016 concorri a Prefeitura de Maracaju defendendo a importância da “Voz da Mulher” na política.

Estou na presidência do partido Democratas/Mulher Estadual e nessa oportunidade por onde passo adquiro novas experiências, levo conhecimento e atuo diretamente dando importância a qualificação, empreendedorismo e amparo as mulheres sul-mato-grossenses.

Um novo desafio me foi confiado, estar à frente da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul que conta com um trabalho intenso e pioneiro de apoio, valorização, proteção e acolhimento a Mulher, vamos dar continuidade a esse trabalho, divulgando o Ceam (Centro de Atendimento da Mulher) e a Casa da Mulher Brasileira, enquanto ferramenta de proteção e orientação a Mulher. E também empreender todos os esforços para aumentar os atendimentos principalmente no interior dando ênfase nas cidades de fronteira.

O que a política representa na sua vida?

A política é tudo para mim e faz parte da nossa vida e dar a ela a devida atenção também é uma forma de cuidar de nós. Muitas pessoas não têm consciência de que a política não apenas influencia diretamente em nossas vidas, como também a vivenciamos a todo o momento. O ato de você trabalhar o amor ao próximo é um ato político, a luta pela igualdade de gênero, pelo fim das desigualdades sociais, a preocupação com a educação dos nossos filhos, com a saúde, moradia, tudo isso é política.

Por todos esses motivos a políticas tem que ser feita com o coração, sem distinção de raça, sem perseguição, buscando sempre o melhor para a sociedade.

Para as pessoas viverem melhor, o que precisaria mudar em nosso Estado?

Mato Grosso do Sul destaca-se hoje por ter políticas públicas efetivas, que de fato estão sendo realizadas para melhorar a vida das pessoas, tanto na saúde, na educação entre outras áreas. Porém uma questão que ainda me preocupa muito é a geração de emprego e renda, precisamos ter um olhar diferenciado para essa questão. Precisamos buscar incentivos para atrair mais empresas ao nosso Estado, incentivar empregos para as mulheres, pois acredito que muitas das situações pelas quais elas passam no dia a dia seriam mais facilitadas se essa pessoa tivesse um emprego com igualdade salarial. De fato precisamos desenvolver ações e projetos políticos que venham favorecer a geração de emprego e renda.

Em sua opinião, qual é o modelo ideal de administração para atender os anseios da população de Maracaju?

Acredito que a base da gestão deve ser o fortalecimento das políticas, de pessoas preparadas para estar em postos de liderança, gerenciando as secretarias, de pessoas técnicas que estão comprometidas e vão trabalhar para fazer as coisas acontecerem da melhor maneira possível.

Um grande foco administrativo é a questão da moradia, a população pede casas. Precisamos ter esse olhar diferenciado porque isso é uma necessidade, a pessoa ter um teto para morar. O papel do gestor é focar dentro de cada secretaria avaliando as necessidades, porque nenhum gestor trabalha sozinho, uma administração de sucesso é uma administração onde existe uma equipe preparada para atender todas as demandas da cidade.

Hoje, escândalos de corrupção atormentam o país e deixam o eleitor indignado. Como podemos virar essa página e construir uma política séria?

Esses escândalos emergem com alegações ou revelações sobre comportamentos que eram desconhecidos até então, e que violam normas sociais ou legais. Mas eu acredito que precisamos avaliar o lado bom de toda essa situação, isso precisava acontecer para que fosse possível virar a uma página na política, na vida pública do país.

Hoje os gestores, as pessoas que querem entrar para a vida pública, para o serviço público tanto do poder executivo ou do poder legislativo, precisam ser sérias, comprometidas a trabalharem em benefício do povo. A população está de olho, os órgãos da justiça fiscalizando cada dia mais, dessa forma eu entendo que foi bom todos esses escândalos terem acontecido para desvendar os casos de corrupção, caso contrário o Brasil continuaria andando para trás.

Qual é o caminho para superar a crise financeira que o país passa e dar a volta por cima?

A crise financeira ela existe, hoje o país inteiro passa por um período de muita dificuldade para gerir seus municípios e estados. Mas esse é o momento de aprendermos a trabalhar com muito pouco, é necessário estabelecer parcerias e agregar as potencialidades de cada município.

Precisamos atrair investidores que venham para somar, gerando empregos e contribuir dessa forma para o desenvolvimento das cidades. Uma cidade não caminha sem educação, sem saúde, então esses são os investimentos principais. Vejo que é necessário manter um quadro de funcionários reduzidos, por que os colaboradores também têm que entender a crise que nós estamos vivendo, é preciso união coletiva para passar por esse momento.

Nos bastidores políticos, seu nome é cogitado para disputar as eleições no ano que vem. Existe realmente essa possibilidade?

Sobre a campanha do ano que vem, meu nome tem aparecido nas pesquisas e meu grande sonho de vida é ser prefeita de Maracaju. Mas eu sei que esse também tem que ser o sonho da população, e sei que as pessoas do meu município acreditam no meu comprometimento. Posso dizer que tenho um grupo político coeso, que me acompanha, que me incentiva para que eu possa estar concorrendo a eleição em Maracaju. E apoio do Governador Reinaldo Azambuja é fundamental para que isso aconteça.

Como estão as articulações para conseguir montar um arco-da-aliança?

As articulações naturalmente vão acontecendo, hoje muitas lideranças em Maracaju tem me procurado para conversar, e eu estou aberta a conversar com todo mundo. Tenho convicção que na política não se trabalha com ressentimentos e sim com alianças, e eu estou disposta a conversar e construir um projeto concreto para a próxima eleição.

JOGO RÁPIDO DE PERGUNTAS

  • UMA PALAVRA SOBRE MARACAJU? Progresso.

  • UM SONHO? Ser prefeita de Maracaju.

  • MEDO? A desigualdade.

  • ESPORTE? Pista da saúde.

  • GOSTA DE ESTAR? Com minha família.

  • UMA FRASE? “A política serve para buscar a felicidade de um todo”. Aristóteles.

  • FÉ? Deus.

  • POR QUE POLITICA? Realização pessoal.

  • SE FOSSE PREFEITA DE MARACAJU QUAL SERIA O SEU LEGADO: Meu legado seria investimento em educação, propiciando assim um desenvolvimento sustentável para a nossa cidade.

  • SE VOCÊ PODESSE DEIXAR UMA MENSAGEM, QUE SERIA LIDA DAQUI A 100 ANO
    S, QUE MENSGEM SERIA? “Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã”. Mahatma Gandhi.

Entrevista da Série "Destino Político" com o Giovana Corrêa (DEM)

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.