27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março de 2024

Deputado Dr. Paulo Siufi quer ampliar rol de prioritários para vacina contra H1N1

03/05/2018 20h01 – Atualizado em 03/05/2018 20h01

Deputado Dr. Paulo Siufi quer ampliar rol de prioritários para vacina contra H1N1

Por Beatriz de Almeida

O deputado estadual Dr Paulo Siufi (MDB) apresentou projeto de lei que acrescenta o artigo 6º à Lei Estadual 3.829/2009, que estabelece prioridade para a vacinação contra o vírus H1N1 em Mato Grosso do Sul. O PL foi apresentado hoje, 3, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa.

Os grupos que poderão ser beneficiados são os acadêmicos do curso de Medicina do quinto e sexto anos que estejam na fase de estágio supervisionados. O projeto de lei também inclui jornalistas com registro profissional junto à Delegacia Regional de Trabalho e motoristas de transporte coletivo.

De acordo com o deputado, que também é presidente da Comissão Permanente de Saúde da ALMS, os grupos relacionados entram em contato direto e diário com várias pessoas, o que pode aumentar o risco de contágio. “A vacinação é a estratégia mais eficaz para evitar surtos da gripe influenza”, afirmou.

Dr. Paulo Siufi explicou que os acadêmicos de Medicina necessitam ser vacinados por estarem expostos a diversos pacientes, podendo ser contaminados ou até mesmo contaminá-los. Da mesma forma, os jornalistas que muitas vezes precisam cobrir pautas em hospitais, presídios e outras grandes aglomerações de pessoas. E os motoristas do transporte coletivo, também por entrarem em contato coma população, podendo ser agente de transmissão do vírus.

Em sua argumentação, o parlamentar lembrou que seu projeto não está modificando a lei existente, e sim acrescentando outros grupos. “O Ministério da Saúde deveria vacinar toda a população contra o H1N1 é o H3N2. No entanto, isso hoje não vem ocorrendo. Por isso minha preocupação, afinal a imunização reduz riscos de complicações, internações e até mesmo óbitos, além de gerar economia para o Estado”, finalizou.

Deputado Dr. Paulo Siufi quer ampliar rol de prioritários para vacina contra H1N1

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.