22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março de 2024

Conheça Renato Câmara, Deputado Estadual – Pré candidato a reeleição

13/02/2018 12h12 – Atualizado em 13/02/2018 12h12

Conheça Renato Câmara, Deputado Estadual – Pré candidato a reeleição

Por Leandro Medina

O deputado estadual Renato Pieretti Câmara (PMDB) nasceu em Ivinhema no dia 7 de setembro de 1972, é o filho mais velho do casal Regina Pieretti e Manoel Félix Nelito Câmara. No ano de 2004 casou-se com a médica douradense Cristiane Iguma Câmara. Dessa união nasceram Eduardo e Leonardo.

Renato Câmara é agrônomo formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Dourados, atual UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e técnico em agropecuária pela Fundação Bradesco, em Bodoquena. Ainda como estudante, morou na Austrália durante o ano de 1994, participando de um intercâmbio através da IRE (International Rural Exchange), organização daquele país voltada à formação de jovens empreendedores rurais. Fez cursos extracurriculares de pesquisa na Embrapa, onde teve uma experiência de seis meses.

Nos anos seguintes à graduação, especializou-se em Administração de Empresas, no curso de pós-graduação lato sensu da Universidade de Guarulhos, São Paulo, e cursou o Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial, na Uniderp, Campo Grande. Fez o curso de Consultoria Rural da Lincoln University, da Nova Zelândia, oferecido através da Universidade de Viçosa, Minas Gerais. Também foi aprovado para cursar mestrado em Administração Financeira, na Universidade de Boston, nos Estados Unidos.

Renato Câmara conviveu desde muito cedo num ambiente político, acompanhando seu pai, Nelito Câmara, que foi prefeito de Ivinhema, entre os anos de 1989 e 1992, e deputado estadual por oito anos, de 1995 a 2002. Nelito faleceu no ano de 2004, deixando o legado de uma vida pública marcada pela ética, pelo trabalho, pela simplicidade e pelo compromisso com sua região e com o Estado de Mato Grosso do Sul.

Como militante do PMDB, Renato coordenou campanhas eleitorais e foi presidente do diretório municipal do partido, em Ivinhema, de 2002 a 2005, cargo do qual se desincompatibilizou devido à sua posição, como prefeito do município. Eleito prefeito de Ivinhema, no pleito de 2004, Renato Câmara assumiu o cargo em 2005 como nome capaz de recuperar o crédito da administração pública no município e retomar o seu desenvolvimento, que estava estagnado havia uma década.

Utilizando sua capacidade de unir forças positivas em torno de uma causa, articulando alianças estratégicas com os governos estadual e federal e equilibrando os gastos públicos o novo prefeito conseguiu já nos primeiros dois anos zerar os principais passivos deixados pelas administrações anteriores e retomar os investimentos nas infraestruturas de saúde, educação e urbana do município, além de realizar vários projetos de incentivo à agricultura familiar.

A primeira gestão administrativa de Renato Câmara foi tão positiva que, nas eleições de 2008, ele foi o único candidato a prefeito de Ivinhema. Em seu segundo mandato ele deu prosseguimento aos projetos da primeira gestão e realizou obras de importância para cidade. Durante as gestões Renato mais que triplicou o PIB (Produto Interno Bruto) de Ivinhema e fez com que a cidade desse um grande salto em posições no IDHm (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).

Além do reconhecimento da população, a aprovação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul atesta a ética nas gestões de Renato Câmara, onde ele teve todas as suas contas aprovadas. Nas eleições de 2014, Renato Câmara concorreu pela primeira vez ao cargo de deputado estadual e se elegeu com 36.903 votos. Ele foi o 4º candidato mais votado do Estado e obteve votos em todos os 79 municípios do Mato Grosso do Sul.

Conheça Renato Câmara, Deputado Estadual – Pré candidato a reeleição

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.