23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março de 2024

Câmara de cara nova muda visão dos Sulnovaalvoradenses sobre o Legislativo?

02/01/2019 18h22 – Atualizado em 02/01/2019 18h22

Câmara de cara nova muda visão dos Sulnovaalvoradenses sobre o Legislativo?

Por Leandro Medina

Ao virar a página das denúncias e escândalos em 2017 e 2018, a Câmara de Vereadores de Nova Alvorada do Sul, começou a escrever uma nova história do Legislativo, conquistando a opinião pública e elevando a confiança dos Sulnovaalvoradenses.

Poucas vezes no âmbito político foi possível conciliar economia dos gastos públicos e moralização, com investimento em modernização, acessibilidade e transparência, pelo menos é o que a Nova Mesa Diretora já vem planejando.

Mas o que verdadeiramente pode esperar da nova Mesa Diretora, segundo informações uma equipe técnica e especializada já estão debruçando para fazer um pente fino nas contas públicas do legislativo.

Ainda segundo informações uma auditoria em conjunto com o Ministério Público e Tribunal de Contas é cogitada após prestadores de serviços terem sido presos na Operação Cifra Negra desencadeada pelo próprio Ministério Público.

A abertura da “Caixa Preta” da Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul nada mais é que uma atitude seria e transparente de quem tem compromisso com o dinheiro público.

De discurso singelo mas de caráter irrefutável, Vanderlei Bueno (PSDB) quer fazer uma gestão totalmente transparente e zelar pelo dinheiro público.

Modernização que vai desde o portal de transparência, a ferramentas que proporcionara melhor condições de trabalho para os vereadores, estão em discussão já com a nova Mesa Diretora.

TRANSPARÊNCIA

Setor que contribuiu para a mudança de conceito da população sobre a Câmara é o da comunicação. Com determinação do presidente Vanderlei Bueno, a publicidade será dada a todo e qualquer ato legislativo, seja de ordem propositiva, administrativa ou de investigação.

Através do Portal Transparência que passara a ser atualizado e o site da Câmara que recebera uma estruturação de layout com versão Mobile, o cidadão passara a ter acesso à lista de nomes, cargos e salários, diárias de todos os servidores e vereadores.

Também são divulgados no Portal os balancetes mensais sobre receitas e despesas, além das atas das sessões.
Além da plena atualização do Portal Transparência, a ordem é garantir ampla divulgação dos atos legislativos. O site da Câmara antes passava dias sem qualquer informação e passara a ter postagens diárias de notícias e todo conteúdo será compartilhado para os veículos de comunicação além das redes sociais através do facebook da câmara que a muito tempo não é publicado nada.

A transmissão da sessão uma ferramenta muito utilizada nos dias de hoje será feita pelo portal da Câmara Municipal e pelo Facebook da Câmara permitindo maior divulgação e participação da população aos atos do legislativo.

SITUAÇÃO OU OPOSIÇÃO

Com a mudança da mesa diretora a pergunta mais incessante é que rumo político que a nova Mesa Diretora deve seguir “Situação ou Oposição” a gestão do Prefeito Arlei Silva Barbosa.

Com o fim da coligação nas eleições de 2020 cada decisão de hoje reflete e define a opinião popular, quem terá a chance de reeleição ou ser trocado.

É nítido a preocupação dos que estão em cima do muro ainda, mas como diz a regra do jogo! política tem que ter lado.

Se for situação o prefeito Arlei Silva Barbosa terá plena governabilidade ao seu modo e a eleição passara a ser decidida pelas suas mãos. Mas corre risco do eleitor julgar sem piedade para aqueles que anseia por mudanças.

Caso a nova Mesa Diretora decida ser oposição a gestão do prefeito Arlei, as chances de aproveitar o momento de mudança e agradar o eleitor é grande.

Analisando friamente qualquer das decisões e que precisam ser tomadas logo, o eleitor está atento aos que prometem e não cumprem, aos que se diz atuante mas não combate a corrupção.

Vanderlei Bueno (PSDB) Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Alvorada do Sul. Foto Rone Cezar Leal.

Câmara de cara nova muda visão dos Sulnovaalvoradenses sobre o Legislativo?

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.