Campo Grande, Quinta-feira 23 de maio de 2019
02/01/2019 18h22 - Atualizado em 02/01/2019 18h22

Câmara de cara nova muda visão dos Sulnovaalvoradenses sobre o Legislativo?


Por Leandro Medina

Vanderlei Bueno (PSDB) Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Alvorada do Sul. Foto Rone Cezar Leal. Vanderlei Bueno (PSDB) Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Alvorada do Sul. Foto Rone Cezar Leal.

Ao virar a página das denúncias e escândalos em 2017 e 2018, a Câmara de Vereadores de Nova Alvorada do Sul, começou a escrever uma nova história do Legislativo, conquistando a opinião pública e elevando a confiança dos Sulnovaalvoradenses.

Poucas vezes no âmbito político foi possível conciliar economia dos gastos públicos e moralização, com investimento em modernização, acessibilidade e transparência, pelo menos é o que a Nova Mesa Diretora já vem planejando.

Mas o que verdadeiramente pode esperar da nova Mesa Diretora, segundo informações uma equipe técnica e especializada já estão debruçando para fazer um pente fino nas contas públicas do legislativo.

Ainda segundo informações uma auditoria em conjunto com o Ministério Público e Tribunal de Contas é cogitada após prestadores de serviços terem sido presos na Operação Cifra Negra desencadeada pelo próprio Ministério Público.

A abertura da "Caixa Preta" da Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul nada mais é que uma atitude seria e transparente de quem tem compromisso com o dinheiro público.

De discurso singelo mas de caráter irrefutável, Vanderlei Bueno (PSDB) quer fazer uma gestão totalmente transparente e zelar pelo dinheiro público.

Modernização que vai desde o portal de transparência, a ferramentas que proporcionara melhor condições de trabalho para os vereadores, estão em discussão já com a nova Mesa Diretora.

TRANSPARÊNCIA

Setor que contribuiu para a mudança de conceito da população sobre a Câmara é o da comunicação. Com determinação do presidente Vanderlei Bueno, a publicidade será dada a todo e qualquer ato legislativo, seja de ordem propositiva, administrativa ou de investigação.

Através do Portal Transparência que passara a ser atualizado e o site da Câmara que recebera uma estruturação de layout com versão Mobile, o cidadão passara a ter acesso à lista de nomes, cargos e salários, diárias de todos os servidores e vereadores.

Também são divulgados no Portal os balancetes mensais sobre receitas e despesas, além das atas das sessões. Além da plena atualização do Portal Transparência, a ordem é garantir ampla divulgação dos atos legislativos. O site da Câmara antes passava dias sem qualquer informação e passara a ter postagens diárias de notícias e todo conteúdo será compartilhado para os veículos de comunicação além das redes sociais através do facebook da câmara que a muito tempo não é publicado nada.

A transmissão da sessão uma ferramenta muito utilizada nos dias de hoje será feita pelo portal da Câmara Municipal e pelo Facebook da Câmara permitindo maior divulgação e participação da população aos atos do legislativo.

SITUAÇÃO OU OPOSIÇÃO

Com a mudança da mesa diretora a pergunta mais incessante é que rumo político que a nova Mesa Diretora deve seguir "Situação ou Oposição" a gestão do Prefeito Arlei Silva Barbosa.

Com o fim da coligação nas eleições de 2020 cada decisão de hoje reflete e define a opinião popular, quem terá a chance de reeleição ou ser trocado.

É nítido a preocupação dos que estão em cima do muro ainda, mas como diz a regra do jogo! política tem que ter lado.

Se for situação o prefeito Arlei Silva Barbosa terá plena governabilidade ao seu modo e a eleição passara a ser decidida pelas suas mãos. Mas corre risco do eleitor julgar sem piedade para aqueles que anseia por mudanças.

Caso a nova Mesa Diretora decida ser oposição a gestão do prefeito Arlei, as chances de aproveitar o momento de mudança e agradar o eleitor é grande.

Analisando friamente qualquer das decisões e que precisam ser tomadas logo, o eleitor está atento aos que prometem e não cumprem, aos que se diz atuante mas não combate a corrupção.

Envie seu Comentário