27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março de 2024

Jornalistas brasileiros são os que mais morreram durante o trabalho

10/01/2017 14h00 – Atualizado em 10/01/2017 14h00

Jornalistas brasileiros são os que mais morreram durante o trabalho

Entre os 115 profissionais mortos no ano passado, 23 são brasileiros

Por NOTÍCIAS AO MINUTO

O INSI (International News Safety Institute), que se dedica à segurança de jornalistas em todo o mundo, divulgou levantamento sobre o número de profissionais da imprensa que morreram no exercício da profissão.

Em 2016, o Brasil lidera a lista, com 23 jornalistas mortos, sendo que 20 deles perderam a vida na queda do avião que transportava a delegação da Chapecoense.

Já o país onde mais jornalistas morreram foi a Colômbia, mas também em decorrência da tragédia aérea, já que o avião caiu em território colombiano. Em segundo lugar vêm México e Afeganistão, cada um com 12 mortes, o Iraque, com 11, e Rússia, com 9.

No mundo inteiro, 115 jornalistas morreram enquanto trabalhavam. O acidente com a Chapecoense, no entanto, não foi o único que matou em massa. Uma aeronave militar russa também caiu, com 92 pessoas, sendo nove jornalistas. Além disso, um atentado no Afeganistão deixou oito vítimas fatais da imprensa.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, das 115 mortes contabilizadas, 60 ocorreram em países que não estão em guerra, como Guatemala, Índia e Brasil. “Poucos tinham o apoio de grandes veículos de notícias e a maioria morreu depois de combater adversidades insuperáveis, ameaças diárias e pressões constantes”, disse a diretora da INSI, Hannah Storm.

© Reuters

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.