27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março de 2024

Prefeitura de Nova Alvorada do Sul estará promovendo ações de combate ao abuso e exploração sexual

16/05/2017 09h40 – Atualizado em 16/05/2017 09h40

Prefeitura de Nova Alvorada do Sul estará promovendo ações de combate ao abuso e exploração sexual

Por Assessoria de Comunicação

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, estará promovendo ações de mobilização com o intuito de conscientizar, sensibilizar e convocar a sociedade a participar desta luta.

Serão realizadas passeatas educativas e apresentações culturais nas escolas e auditório da Secretaria de Assistência Social. Vão serem distribuídas “Sacolas Lixocar”, com informações contra o Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

As atividades serão coordenadas pela Coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Mayara Martins, em parceria com toda rede da Assistência Social e Conselho Tutelar.
Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Lívia Dias, o município tem buscado fortalecer a rede de assistência social e parceiros. “Por meio de nossos programas e equipamentos procuramos diagnosticar fatores de risco, estabelecer vínculos com as famílias e impedir que ocorram casos de violência e abuso sexual. Existe uma rede de profissionais que trabalham em favor desta causa, contudo, é importante que toda a sociedade se envolva e, principalmente, denuncie. Não podemos aceitar que isso aconteça”, destacou Lívia.

Para a Coordenadora do CREAS, Mayara Martins, a informação e a coragem são as medidas mais eficazes para se “atacar” o problema. “É preciso romper com o pacto de silêncio que encobre as situações de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Não se pode ter medo de denunciar. Essa é a única forma de ajudar nossas crianças”, ponderou.

Conforme explicou Mayara, “por meio do Disque 100, o usuário pode denunciar violências contra crianças e adolescentes, colher informações acerca do paradeiro, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter, também, informações sobre os conselhos tutelares. É importante destacar que a identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo”, frisou a Coordenadora.

O Disque 100 é coordenado e executado pelo governo federal. O serviço funciona, diariamente, das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, num prazo de 24h.

O dia 18 de maio é dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças de adolescentes, e a Assistência Social de Nova Alvorada do Sul, através de apresentação do grupo teatral Chicomaria estará realizando um trabalho de educar as crianças para que ela saibam identificar os sinais de abuso e quem devem procurar ajuda e preparar os adultos para que estejam atentos e esses sinais e de como proceder.

Apresentações e Passeata:

  • 17/05 – Escolas do Distrito Pana e Vila Zuzu
  • 18/05 – Passeata e panfletagem nas principais ruas e avenidas da cidade.
  • 18/05 – Escolas sede do município
  • 19/05 – Assentamento Bebedouro e Auditório da Assistência Social

A DATA

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro.

O dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos, que teve todos os seus direitos humanos violados. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Prefeitura de Nova Alvorada do Sul estará promovendo ações de combate ao abuso e exploração sexual

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.