27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março de 2024

Câmara de Rio Brilhante encerra ano legislativo com número recorde de proposições e mais de 1,5 milhão de economias

22/12/2017 11h24 – Atualizado em 22/12/2017 11h24

Câmara de Rio Brilhante encerra ano legislativo com número recorde de proposições e mais de 1,5 milhão de economias

Por Assessoria de comunicação – CMRB/Oséias Pereira

Cumprindo o que rege a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno, a Câmara Municipal de Rio Brilhante encerrou as atividades parlamentares de 2017 no último dia (15). Entretanto, no período do Recesso Parlamentar, os serviços administrativos da Câmara continuam normalmente. Apenas não acontecem sessões ordinárias. Durante o recesso, sessões extraordinárias podem ser convocadas, caso haja urgência na aprovação de projetos.

A atual Legislatura com o apoio da Mesa Diretora realizou uma série de ações que entraram para a história da Câmara Municipal, como a criação da Câmara Jovem e a realização das Sessões Itinerante, além de trabalhar com austeridade administrativa, devolvendo mais de 1,5 milhão aos cofres do município.

Para o presidente da Casa, José Maria Caetano – Nô, o trabalho da mesa diretora no ano foi de avanços na política e mudanças na parte administrativa do Poder Legislativo. “Democracia é o regime em que vivemos. Todos os 13 vereadores possuem os mesmos direitos na hora de apresentar seus trabalhos e idéias. Por isso, seja oposição ou situação, minha responsabilidade sempre foi de manter o bom senso e cumprir com o que está no Regimento Interno. Além disso, ao longo do ano, o diálogo foi o carro chefe para a tomada de decisões que refletem diretamente na vida da população rio-brilhantense”, disse Nô.

Em 2017, de acordo com números levantados pela secretaria desta Casa de Leis, foram realizadas 38 Sessões Ordinárias e 5 sessões solenes. Foram protocoladas pelos vereadores e colocadas em plenário, 623 proposições, entre indicações e requerimentos, em sua maioria solicitando melhorias na saúde, esporte, educação, mobilidade urbana e infraestrutura. Os parlamentares também votaram 48 Projetos de Lei, sendo 17 de autoria dos vereadores e da mesa diretora, e 31 Projetos enviados pelo Poder Executivo a esta Casa de Leis. Ainda durante o ano, além das sessões ordinárias, foram realizadas audiências públicas, sessões extraordinárias e sessões da Câmara Itinerante, iniciativa desta legislatura, que deu vez e voz à comunidade, ao levar o parlamento a alguns bairros e distrito do município.

Devolução do duodécimo

“Administrar a Câmara é uma função semelhante a do Executivo. Temos um orçamento para cumprir e uma série de atividades que contribuem para o andamento da Casa. Foi um ano de desafios onde buscamos, com o apoio dos servidores, evoluir para fazer jus a nossa representatividade perante ao povo rio-brilhantense”, disse o chefe do legislativo José Maria (Nô).

De acordo com dados do setor de contabilidade da Câmara, com as economias feitas pelos parlamentares neste primeiro ano desta legislatura, foram devolvidos aos cofres do Executivo R$: 1.548,331,91 (Um Milhão Quinhentos e quarenta e oito mil, trezentos e trinta e um reais e noventa e um centavos), que será destinado para a construção do Complexo Esportivo no bairro Vila Fátima. “Esta é considerada a maior devolução em dinheiro já feita pela Câmara Municipal de Rio Brilhante à Prefeitura desde a sua fundação”, pontua Nô.

“O que lutamos e pleiteamos na Câmara, tem resultado no crescimento da nossa cidade, portanto, é com esse pensamento, que espero, junto aos meus colegas vereadores, que o próximo ano seja marcado por mais conquistas e oportunidades de garantir uma cidade cada vez melhor. É isso que o povo espera de nós, e é isso que nos motiva a seguir em frente com mais foco e determinação”, concluiu, o Presidente José Maria Caetano – Nô.

O recesso parlamentar se encerra no dia 31 de janeiro de 2018, com a primeira Sessão Ordinária prevista para o dia 5 de fevereiro, às 19h. Antes, porém, está prevista a sessão solene de posse dos vereadores jovens, para o dia 26 de janeiro, no plenário da Câmara Municipal, senador Ramez Tebet.

Vereadores legislatura 2017/2020. foto Oséias Pereira

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.