28.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março de 2024

Senador Pedro Chaves quer investigação de todos os acidentes aéreos no Brasil

23/01/2017 16h53 – Atualizado em 23/01/2017 16h53

Senador Pedro Chaves quer investigação de todos os acidentes aéreos no Brasil

Por Imprensa Senador Pedro Chaves

O senador Pedro Chaves (PSC-MS) apresentou emenda ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 258/2016 para tornar obrigatória, por parte dos órgãos oficiais, a investigação de todos os acidentes aéreos que ocorram no Brasil, independente do tipo ou categoria da aeronave. Atualmente, o Centro de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) não investiga quando a aeronave acidentada é experimental.

“Precisamos corrigir isso e investigar todos os acidentes, para garantir mais segurança aos tripulantes e passageiros, seja qual for a aeronave”, afirma o senador. “De acordo com levantamento do CENIPA, todo mês acontece pelo menos um acidente com aeronave experimental no Brasil. Temos que contribuir para que essa situação seja revertida e, como legisladores, é nosso dever aprimorar a Lei”, argumenta Chaves, que é vice-presidente da Comissão Especial do Senado que está fazendo, através do PLS 258/2016, a revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica.

Os dados do CENIPA revelam que, entre 2005 e 2014, ocorreram no Brasil 135 acidentes com aeronaves experimentais, que resultaram em 82 mortes, entre elas a do ex-presidente da Vale, Roger Agnelli e de membros da família dele, na queda de um monomotor em São Paulo, em março de 2016.

Outras vítimas foram a advogada Jane Resina e o marido dela, Paulo César de Oliveira, que estavam em um avião Pelicano que saiu de Campo Grande e caiu no interior do Paraná em fevereiro do mesmo ano.

A Comissão Especial do Senado, instalada em julho do ano passado, já promoveu diversas audiências públicas para ouvir autoridades e técnicos em aviação e segurança aérea.

“O Código Brasileiro de Aeronáutica é de 1986. Na volta do recesso parlamentar, em fevereiro, vamos acelerar a tramitação do projeto de revisão, para que tenhamos, o mais breve possível, uma nova legislação, moderna e atualizada, que beneficiará todas as pessoas que andam de avião ou de helicóptero no Brasil”, garantiu Pedro Chaves.

Senador Pedro Chaves quer investigação de todos os acidentes aéreos no Brasil

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.