Campo Grande, Quinta-feira 23 de maio de 2019
15/02/2019 07h38 - Atualizado em 15/02/2019 07h38

Senador Nelsinho Trad propõe audiência pública sobre telemedicina


Por Assessoria

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) propôs nesta quinta-feira (14/02) a realização de audiência pública sobre a telemedicina, atendimentos médicos mediados por tecnologia. "Fui provocado pelo vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, doutor Mauro Ribeiro, que é do meu Estado, para debatermos oportunamente nesta Comissão – e na próxima reunião entrarei com um pedido de audiência pública sobre o assunto – a telemedicina, que é um mecanismo inovador, diferente, moderno, que, com certeza, dará a esta Casa uma visibilidade na sua discussão, até porque toda a classe médica do Brasil e toda a sociedade esperam por esse avanço", discursou o senador Nelsinho Trad, após a instalação da Comissão de Assuntos Sociais que participa como membro.

Para o senador Nelsinho Trad, os debates vão contribuir para o entendimento sobre como a evolução tecnológica pode contribuir com a saúde pública do país. O senador, que também é médico, citou que, no início do mês, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº 2.227/2018, com requisitos de segurança para a realização da telemedicina no Brasil.

De acordo com Agência Senado, com essa iniciativa, médicos brasileiros poderão realizar consultas online, telecirurgias e telediagnóstico, entre outras formas de atendimento à distância. Mas, conforme o senador Nelsinho Trad, representantes da categoria e da sociedade civil manifestaram questionamentos que precisam ser esclarecidos. "Entendo que esse é um assunto polêmico.

Eu venho de uma escola onde aprendi que a relação médico/paciente é soberana, a clínica médica está acima de qualquer exame por mais tecnológico e, vamos dizer assim, certeiro que possa ser para o paciente, mas entendo também que nós não podemos fechar os olhos para uma situação de modernidade, de evolução da tecnologia que nós temos hoje à disposição da nossa sociedade e do mundo", ponderou o senador.

Nelsinho Trad informou que o Conselho Federal de Medicina também disponibilizou, por meio de página na internet, consulta pública para que a sociedade possa contribuir mais com esse debate. Os médicos podem fazer isso ao acessar plataforma online, disponível no site do CFM. Já, as entidades deverão enviar as suas propostas por meio de ofício para a autarquia. As sugestões poderão ser encaminhadas até o dia 7 de abril. "Podem contar com esse senador aqui", destacou Nelsinho Trad.

Envie seu Comentário