21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ministra defende integração na agenda do clima

04/12/2015 14h20 – Atualizado em 04/12/2015 14h20

Governo federal e prefeitos debatem políticas públicas e questões ambientais

Diálogos do Brasil na COP 21, em Paris.

Por Ascom/MMA

O governo federal apostará na integração com Estados e municípios para a agenda ambiental. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e prefeitos de diversas cidades reuniram-se nesta quinta-feira (03/12), em Paris, para discutir a questão nos Diálogos do Brasil na COP 21. Os debates fazem parte da programação de eventos brasileiros na Cúpula do Clima, que ocorrerá até o fim da próxima semana na capital francesa.

O objetivo do encontro foi analisar políticas e questões ambientais em todo o país. “Há uma necessidade de maior integração das instâncias subnacionais nessa agenda”, declarou a ministra. Segundo ela, os resultados de diversas medidas programadas para a área dependem da articulação entre os governos locais. Izabella ressaltou que a COP 21 é uma oportunidade para a reavaliação dos papéis desempenhados pelas esferas federal, estadual e municipal.

PREPARAÇÃO

A diversificação de atividades produtivas e a adoção de medidas de restauração ambiental foram defendidas por Duarte Júnior, prefeito de Mariana (MG), cidade atingida pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco. “Vamos nos preparar economicamente para não dependermos somente da mineração”, explicou Duarte Júnior. “É preciso que as prefeituras estimulem a sustentabilidade em suas cidades”, acrescentou.

Outras regiões do País têm se concentrado em medidas voltadas para a conservação e o desenvolvimento sustentável. A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, destacou que a pauta ambiental da cidade envolve questões ligadas à mobilidade urbana. “As mudanças relativas ao padrão de transporte, sobretudo o coletivo, têm o objetivo de minimizar o uso de combustível”, exemplificou. “Também há grandes esforços na gestão de resíduos sólidos.

Ascom/MMA

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.