27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidades Lixo Zero tem metas sustentáveis

04/12/2018 16h00 – Atualizado em 04/12/2018 16h00

Cidades Lixo Zero tem metas sustentáveis

Na abertura do evento, em Brasília, secretário do MMA reforça a cooperação entre as diferentes esferas de governo e a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos.

Por Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)

O evento Cidades Lixo Zero – Avanços rumo a destinos sustentáveis começou, em Brasília, nesta segunda-feira, com a participação do secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannús Júnior, representando o ministro Edson Duarte. O objetivo é ampliar o debate e a difusão de ações que busquem soluções para a questão dos resíduos sólidos no Brasil, e fazer de Brasília um “destino sustentável”, que reduz ao máximo a destinação do lixo em aterros sanitários.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS -Lei nº 12.305/10) é o principal marco no campo das conquistas e dos avanços para o enfrentamento de um problema que é ambiental, urbano e social nos municípios brasileiros.

Na fala de abertura, Jair Tannús destacou a visão sistêmica da atual gestão dos resíduos sólidos no Brasil. “A cooperação entre as esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade é fundamental para alcançarmos a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos”, disse.

Desde a publicação da PNRS, o MMA passou a apoiar a elaboração dos planos estaduais e municipais de resíduos sólidos, bem como planos específicos destinados às regiões metropolitanas ou às aglomerações urbanas.

PREMIAÇÕES

Na noite desta segunda-feira, o Título Atitude Cidadã 2018 foi entregue a institutos, movimentos e organizações que mostraram seu engajamento e comprometimento com a causa.

A R2 Produções recebeu a certificação Lixo Zero do Instituto Lixo Zero Brasil, por ter atingido uma meta superior a 90% de desvio de aterro, no evento Na Praia, edição 2018, em Brasília, batendo o recorde mundial de gestão correta de resíduos sólidos em eventos.

Na ocasião, foram apresentados os resultados da Semana Lixo Zero 2018, que mobilizou pessoas em 62 cidades brasileiras participantes, um crescimento de 300% em relação ao ano anterior.

O evento é uma produção do Instituto Lixo Zero Brasil e uma realização do Instituto Desponta Brasil, com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Distrito Federal.

Cidades Lixo Zero tem metas sustentáveis

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.