28.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março de 2024

Artigo: No reino da Belíndia – Uma mistura de Bélgica com Índia

07/07/2018 17h24 – Atualizado em 07/07/2018 17h24

No reino da Belíndia – Uma mistura de Bélgica com Índia

Por Marina Amaral, codiretora da Agência Pública

Edmar Bacha, um dos idealizadores do Plano Real, criou a expressão “Belíndia” em um ensaio escrito em 1974 sobre a desigualdade brasileira. O país seria “uma Bélgica pequena e rica, cercada por uma Índia gigantesca e pobre”, na descrição do Economist, que publicou um perfil do economista no ano passado por ocasião de sua eleição para a Academia Brasileira de Letras.

Embora a qualidade literária da obra do ex-presidente do IBGE tenha sido questionada por alguns dos “imortais”, segundo a Economist, é inegável que a expressão por ele criada perdurou. Em uma entrevista publicada na Folha em 2009, Bacha disse, porém, que “não era mais correto falar em Belíndia”. Embora a desigualdade ainda fosse “um traço forte”, disse, a combinação de crescimento com estabilidade e programas sociais melhora muito a parte ‘Índia’ do Brasil”.

Naquele momento, a extrema pobreza havia caído de 19% da população em 1993 para 7,8%. O índice continuou caindo, e despencou para 5,2%, em 2014. Em 2015, subiu para 6,4%, até que nos dois últimos anos deu um salto, atingindo níveis de 12 anos atrás, segundo um relatório que será lançado no fim desse mês pela ActionAid Brasil. Seriam 10% da população os extremamente pobres em 2017, segundo o estudo, o mesmo índice de 2005.

Um dos principais fatores para o empobrecimento da população é o corte nos programas sociais – incluindo as 1,5 milhão de famílias que perderam o Bolsa Família, disse um dos pesquisadores ao repórter Thiago Domenici em entrevista que será publicada nos próximos dias.

Como revelam os números, já provamos que também temos competência para virar o jogo fora do campo. Só não podemos recuar.

Uma boa Copa para todos,

Artigo: No reino da Belíndia - Uma mistura de Bélgica com Índia

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.