27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março de 2024

Calor faz consumo de energia no país subir 4,9%

28/02/2014 16h10 – Atualizado em 28/02/2014 16h10

Calor faz consumo de energia no país subir 4,9% em janeiro, diz EPE

Alta foi puxada pelo consumo residencial, que aumentou 7,9% no período, calor recorde e falta de chuvas fez nível de reservatórios cair.

Fábio Amato Do G1, em Brasília

O consumo de energia elétrica no país em janeiro foi de 40.251 gigawatts-hora (GWh), aumento de 4,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou nesta sexta-feira (28) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). De acordo com o relatório, a alta foi puxada pelo consumo nas residências e provocada pelo calor recorde.

As residências consumiram, sozinhas, 7,9% mais energia elétrica em janeiro de 2014 do que em janeiro de 2013. Nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, essa alta chegou a 18%. Em Porto Alegre, em mais de 20 dias do mês passado foram registradas temperaturas máximas acima dos 30º C.

“A maior penetração de condicionadores de ar nos lares brasileiros tem tornado cada vez mais significativa a influência das condições de temperatura sobre o consumo de energia elétrica, sobretudo no verão, quando normalmente se registram as temperaturas mais altas”, diz o relatório da EPE.

O documento cita estimativas da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav), que apontam para aumento de 25% nas vendas de aparelhos de ar-condicionado no Rio Grande do Sul neste verão, em relação ao verão passado.

Ainda de acordo com a nota da EPE, no comércio e serviços houve alta de 7,6% no consumo de energia em janeiro, resultado que tem como causas, além do calor, a expansão do setor. Já a indústria brasileira consumiu no mês passado 0,9% mais do que em janeiro de 2013.

“A atividade industrial iniciou o ano com o mesmo comportamento de 2013: taxas modestas de crescimento sobre uma base já deprimida, sem indicações sólidas de maior vigor no ritmo de produção”, diz o documento.

Calor provocou pico no consumo de energia(Foto: Agência Estadual de Notícias)

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.