22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março de 2024

Terezinha Candido destaca importância no fortalecimento dos sindicatos rurais

04/06/2018 14h08 – Atualizado em 04/06/2018 14h08

Terezinha Candido destaca importância no fortalecimento dos sindicatos rurais

Por Assessoria

No momento em que pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta que após reforma trabalhista, a arrecadação de sindicatos desabou 88%, e que o o “ajuste fiscal” chegou também para os sindicatos, a candidata a presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul), Terezinha Candido destaca que uma das propostas apresentadas pela Chapa 01 – Novos Tempos, é justamente a de resgatar e trazer novos produtores rurais para os Sindicatos.

De acordo com a proposta da candidata, “isso só será possível a partir da eleição no próximo dia 16 de junho, e promover Eleições Gerais para que os produtores sindicalizados possam manifestar sua preferência e escolha de sua Chapa preferida para a FAMASUL, e ainda, não só votar, mas também poderem ser votados”, afirma.

Segundo Terezinha Candido percebe-se de forma geral, forte apreensão de toda a comunidade rural diante dos compromissos assumidos. “Entende-se que a força de uma entidade está diretamente associada à sua capacidade de defender os interesses e de transformar suas ações em melhorias à classe a qual representa, e que por sua vez tem relação direta ao seu poder sócio-político”, explica.

Para ela não é possível uma FAMASUL forte sem a presença e representação em todos os municípios do Estado. Suas bases municipais devem ser atuantes, importantes e respeitadas localmente. “Para isso, deve haver um alinhamento amplo e irrestrito da base com suas entidades superiores (Federação e Confederação)”, justifica.

Reforma

As mudanças nas leis trabalhistas drenaram recursos dos sindicatos. Apenas em abril, o volume total arrecadado pelas associações que representam trabalhadores foi de R$ 102,5 milhões – uma queda de 90% em relação ao mesmo mês de 2017.

Isso porque, com a nova legislação, em vigor há mais de seis meses, a cessão obrigatória do equivalente a um dia de trabalho, que era destinada a sindicatos, centrais e federações que representam as categorias, foi extinta. A contribuição ainda existe, mas agora é voluntária, e a empresa só pode fazer o desconto com uma autorização, por escrito, do funcionário.

Terezinha Candido destaca importância no fortalecimento dos sindicatos rurais

Terezinha Candido destaca importância no fortalecimento dos sindicatos rurais

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.