21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 29 de março de 2024

Segurança Alimentar depende do Solo

04/12/2015 09h43 – Atualizado em 04/12/2015 09h43

Dia Internacional dos Solos, na segunda-feira (7), será marcado com lançamento de publicações e apresentação do sistema de alerta de seca.

A segurança alimentar de todos os povos depende de um solo saudável, bem conservado e capaz de produzir alimentos livres de substâncias tóxicas e, ainda, de se conservar as funções essenciais dos ecossistemas. A conscientização e a compreensão das pessoas para essas necessidades são objetivos definidos pelo Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para 2015, instituído como o Ano Internacional dos Solos (AIS) no âmbito da Aliança Mundial pelo Solo.

Este assunto é tema do evento comemorativo ao Dia Internacional dos Solos, na próxima segunda-feira (07/02), a partir das 19h, no auditório do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Edifício Marie Prendi Cruz, quadra 505 Norte, em Brasília.

De acordo com a FAO, a finalidade de se instituir o Ano Internacional dos Solos é conscientizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e para os perigos que envolvem sua degradação em todo o mundo. Participam do evento, entre outros convidados, o secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani, e a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.

LANÇAMENTOS

Durante as atividades, organizadas pelo Departamento de Combate à Desertificação do MMA, haverá o lançamento de algumas publicações comemorativas, como o Atlas Mundial de Solos, produzido pela FAO, e Caminhos para a Agricultura Sustentável, fruto do convênio da Fundação Araripe com o Fundo Clima, na linha de combate à desertificação.

Será apresentado, ainda, o Sistema de Alerta Precoce de Seca e Desertificação (SAP) pelos técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MMA); e anunciado o Programa de Formação Técnica para Manejo e Conservação de Solos, fruto de parceria entre o MMA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Ascom/MMA

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.