22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março de 2024

Pronaf

08/01/2016 07h53 – Atualizado em 08/01/2016 07h53

Nova resolução ajusta normas de operações contratadas pelo Pronaf

Cooperativas de produção agropecuária da agricultura familiar poderão contratar operações de financiamento para a ampliação do cotas-partes

Por Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Pronaf: Saiba como ter mais renda e qualidade de vida no campo.

O Banco Central do Brasil publicou, no final de dezembro, a resolução que ajusta as normas a serem aplicadas às operações contratadas que compreende o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A resolução nº 4.457permite que cooperativas de produção agropecuária da agricultura familiar possam contratar operações de financiamento para a ampliação do capital social – cotas-partes. Na redação anterior do Manual de Crédito Rural (MCR 10-12), operações de cotas-partes somente podiam ser contratadas por cooperados.

De acordo com o diretor de Financiamento e Proteção à Produção, João Guadagni, a alteração trará maior agilidade, uma vez que torna o processo de contratação menos burocrático. As cooperativas da agricultura familiar poderão contratar operações de financiamento para a ampliação do capital social com apenas um contrato com o agente financeiro.

Os agricultores sócios assinarão notas promissórias de valor igual ao aumento do capital social que irão subscrever. A nota promissória será entregue à cooperativa que poderá utilizá-la como garantia adicional ao financiamento.

A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário em atendimento a demanda de cooperativas da agricultura familiar que, diferentemente das demais organizações econômicas, ainda não recebiam tal tratamento

Cooperativas de produção agropecuária da agricultura familiar

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.