25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março de 2024

MPF pede condenação de servidor aposentado do Ibama que criava jacarés

18/03/2019 17h17 – Atualizado em 18/03/2019 17h17

MPF pede condenação de servidor aposentado do Ibama que criava jacarés

Gerson Bueno Zahdi chegou a ser preso em 2011. MPF pede condenação por improbidade administrativa

Por Assessoria de Comunicação MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul (MS) apresentou alegações finais em ação civil pública de improbidade administrativa proposta contra Gerson Bueno Zahdi, servidor aposentado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Campo Grande (MS). Gerson respondia pelo Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros da autarquia, setor que realiza controle, vistoria e concessão de autorizações e licenças relativas aos assuntos da fauna, ao mesmo tempo em que era proprietário e gestor de um criadouro de jacarés localizado em Terenos (MS), atividade incompatível com a função pública que exercia.

Gerson chegou a ser preso em flagrante em 2011, junto com esposa e filha, por crimes ambientais relacionados à falta de documentação para abate de jacarés e comercialização de carne e couro dos animais. Na ocasião foram apreendidos 206 animais mortos inteiros, 93 cabeças, 22 pacotes contendo carne de jacaré e 84 peles congeladas salgadas. Em dois galpões do criadouro foram encontrados aproximadamente 3.460 jacarés vivos, de tamanhos diversos, em tanques de alvenaria.

O MPF pede a condenação de Gerson por atos de improbidade administrativa e sustenta que o réu, servidor público federal sabedor das vedações do cargo que ocupava, administrou e explorou comercialmente, de forma ativa e clandestina, atividade empresarial sem a devida autorização até ser preso em flagrante por infringir leis ambientais. “Frise-se que trata-se de pessoa informada, com formação superior, conhecedora das leis administrativas e, principalmente, das leis ambientais. Agiu com dolo, plenamente consciente de seus atos e suas possíveis consequências”.

Processo n. 0001123-94.2016.403.6000

MPF pede condenação de servidor aposentado do Ibama que criava jacarés

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.