24/08/2016 11h49 – Atualizado em 24/08/2016 11h49
Trote causa deslocamento de PRF de Nova Alvorada do Sul e Corpo de Bombeiros da Capital
Após chamada Polícia Rodoviária Federal de Nova Alvorada do Sul e Corpo de Bombeiros de Campo Grande deslocam viaturas e acabam constatando que chamada não se passava de trote
Por Tainan Gama
Na manhã desta quarta-feira (24), Policiais Rodoviários Federais de Nova Alvorada do Sul e o Corpo de Bombeiros de Campo Grande, foram acionados para atenderem um acidente entre Nova Alvorada do Sul e Nova Casa Verde.
Prontamente uma equipe da PRF, e uma equipe do corpo de bombeiros do quartel das Moreninhas de Campo Grande, se deslocaram para o local após serem solicitados pelos telefones de emergência, onde o solicitante informou que havia ocorrido uma colisão frontal entre veículos na BR-267, no trecho que liga Nova Casa Verde e Nova Alvorada do Sul e havia vítimas no local.
Após as viaturas percorrerem mais de 150 quilômetros acabaram constatando que o fato não passava de um trote, e que não havia ocorrido nenhum acidente com a gravidade informada pelo telefone de emergência.
Realizar ligações para serviços de emergência com inverdades, os famosos trotes é um crime muito comum, porém o que não é de conhecimento geral é que ao ser identificado o infrator pode ser penalizado de acordo com o Art. 266 do Código Penal, onde pode vir o infrator a ter uma pena de um a seis meses ou multa.
Ressaltando também que os custos para os serviços de emergia são grandes, para que os mesmos se desloquem para atender falsos chamados, deixando muitas vezes de atender chamadas verdadeiras, prejudicando muitas vidas.
Diversos trabalhos de conscientização são realizados nas escolas e palestras ao público geral, para que a população se conscientize e não cometa o crime.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro Integrado de Operações, o Ciodes, a maioria das ligações realizadas são por adultos do sexo masculino.





