15/01/2020 21h59 – Atualizado em 15/01/2020 21h59
Entrevista da Série “Destino Político” com o contabilista Andrézão (PSD)
Por Redação
O Jornal Correio do MS traz mais uma vez a série “Destino Político”, entrevistando personalidades do meio político, que se destacam por sua trajetória na vida pública. O objetivo da séria é apresentar ao cativo leitor do nosso jornal quem são essas personalidades e quais são os seus planos para 2020.
Nossa primeira entrevista deste ano é com Andrezão, potencial nome para disputar o executivo municipal de Itaporã nas eleições de 2020.
Andrezão é técnico em contabilidade e ex-vereador de Itaporã Mato Grosso do Sul, filiado ao PSD (Partido Social Democrático).
Técnico em contabilidade e vendedor, Andrézão iniciou sua vida profissional no Centro de Formação de Condutores e Escritório de Contabilidade Fiel, isso aos 18 anos de idade quando deixou o trabalho rural que exercia junto a seus pais no Itaquiri, região rural de Itaporã, após um período de muito trabalho e grande aprendizado com a família Fiel, Andrézão foi trabalhar como vendedor de móveis, na loja Móveis Indaiá, aonde com grande habilidade para venda e sempre cativando e bem atendendo seus clientes, iniciou na venda de materiais de construção, trabalhando por um bom período na antiga Marine Materiais Para Construção, passando pela Madelar Materiais Para Construção e chegando a trabalhar por um período na Balasso Materiais Para Construção, até ser eleito vereador no ano de 2012.
VIDA PÚBLICA
Eleito em 2012, durante o pleito 2013/2016 Andrézão teve forte destaque como vereador, por sua humildade e forma espontânea de legislar o parlamentar teve um grande papel no exercício de seu mandato, sendo proponente de vários projetos de lei que mudaram para melhor a vida de muitas pessoas além de promover a garantia de direitos.
Com bom trânsito político na capital do estado e a formação de boas parcerias como a do ex-deputado estadual Marquinhos Trad, Andrézão conquistou importantes emendas que foram investidas em Itaporã, dessas duas se destacam a Pista de Caminhada Murilo Alves Mendonça localizada na grande COHAB e a Pista de Caminhada “João Lobó” localizada no Jardim Copacabana.
Durante seu mandato Andrézão foi eleito Corregedor da Câmara Municipal de Vereadores, e presidiu duas das mais importantes comissões permanentes do legislativo municipal, a Comissão de Finanças e Orçamentos e a Comissão de Constituição Justiça e Redação Final.
CORREIO DO MS – O que a política representa na sua vida?
Uma ferramenta que se manuseada corretamente pode transformar realidades, mudar a vida de um povo e proporcionar o progresso e desenvolvimento de uma nação.
CORREIO DO MS – Para as pessoas viverem melhor, o que precisaria mudar em nosso Estado?
Para uma melhor condição de vida para as pessoas, não somente em nosso estado mais em todo o país, nossos governantes deveriam enxergar as pessoas como pessoas de fato, e as políticas públicas deveriam ser efetivas, a corrupção deveria ser abolida, e o povo deveria ser atendido como merece, com respeito, reciprocidade e humanismo.
CORREIO DO MS – Em sua opinião, qual é o modelo ideal de administração para atender os anseios da população de Itaporã?
Na minha opinião, tudo na vida precisa de oxigenação, essa é a lei da natureza, e na política não é diferente, desta forma, vejo que o administrador ideal para Itaporã deve ser uma pessoa audaciosa, que tenha conhecimento político, que tenha instrução, que mantenha um bom trânsito junto à cúpula política de nosso estado e com as lideranças políticas de nosso município, mais que acima de tudo seja temente a Deus, e que venha do povo, e que respeite o ser humano como sendo a verdadeira imagem e semelhança de Deus, pois somente assim saberá dos anseios e das angústias que o povo trabalhador enfrenta as vezes para simplesmente sobreviver e prover sua família, resumindo, o administrador ideal para Itaporã deve ser uma pessoa que queira ver nossa gente crescer e nossa terra prosperar, e não somente ter o título de prefeito de um município para aproveitar-se do mesmo e ao mesmo tempo enriquecer-se mediante a falta de oportunidades e retrocesso de seu povo.
CORREIO DO MS – Hoje, escândalos de corrupção atormentam o país e deixam o eleitor indignado. Como podemos virar essa página e construir uma política séria?
Como afirmei anteriormente, devemos oxigenar a política, devemos trocar a velha política de opressão, perseguição e ameaças, o “velho coronelismo”, por uma política mais efetiva, um renovo de mentalidade administrativa, a exemplo de vários municípios do pais que já tomaram essa decisão, devemos ter a frente das prefeituras pessoas comprometidas com o município e com as pessoas, não com vossos cargos e com os “milionários arranjos políticos” que amarguram, destroçam e estagnam as prefeituras, consequentemente ceifando as oportunidades e o crescimento de seu povo.
CORREIO DO MS – Qual é o caminho para superar a crise financeira que o país passa e dar a volta por cima?
Toda crise é consequência de um fato, ou vários deles, a crise financeira no Brasil não é diferente, enfrentamos nesse momento uma recessão, somada a várias ações impopulares que o governo federal vem tomando, sabemos que muitas vezes para se sair de uma crise financeira é preciso cortar na própria carne, mais temos que enquanto homens públicos tomar cuidado para não cortar nenhuma artéria que de repente não possa ser estancada, ou seja, as medidas drásticas se fazem necessárias, algumas reformas deverão sim ocorrer, a princípio em uma visão de fora esse seria o caminho, mais temos que tomar o cuidado de não prejudicar de forma fatal o pequeno, o trabalhador, o micro e pequeno empresário, o pequeno produtor rural, ou seja, aqueles que de fato estão dia-a-dia, sol-a-sol fazendo esse país girar e se desenvolver.
CORREIO DO MS – Nos bastidores políticos, seu nome é cogitado para disputar as eleições a prefeito de Itaporã este ano. Existe realmente essa possibilidade?
Sim, não somente existe a possibilidade como já colocamos nossa pré-candidatura à prefeitura de Itaporã em evento realizado no dia 01 de novembro do ano passado, agora é oficial, disputarei a prefeitura de Itaporã no pleito de outubro próximo.
CORREIO DO MS – Como estão as articulações para conseguir montar um arco-de-aliança?
Como externei anteriormente, realizamos um grande evento no dia 01 de novembro do ano passado, foi um marco de nossa pré-candidatura, o evento teve grande adesão popular, centenas de pessoas participaram do ato, além de lideranças e autoridades políticas de nosso município e região, estiveram presentes o deputado federal Fábio Trad, deputados estaduais Londres Machado e Lídio Lopes e representantes do senador Nelsinho Trad e do ministro da saúde Mandeta.
Com o sucesso do evento nossa pré-campanha teve seu “start”, estamos bem avaliados pela população, conforme leituras que temos do final de dezembro, ao mesmo tempo que as conversas com as lideranças políticas dentro município ampliaram, ou seja, estamos a todo vapor construindo e organizando o time para o embate, as próximas ações de nossa pré-campanha já estão sendo pautadas, teremos uma pré-campanha intensa no intuito de viabilizarmos um projeto digno e efetivo para Itaporã.
JOGO RÁPIDO DE PERGUNTAS
- UMA PALAVRA SOBRE ITAPORÃ? Gratidão!
- UM SONHO? Ser prefeito de Itaporã.
- MEDO? Ver minha família passando dificuldades.
- ESPORTE? Futebol.
- GOSTA DE ESTAR? Com a família.
- UMA FRASE? “Uns confiam em carros, outros confiam em cavalos, e
u escolho fazer menção ao nome do senhor nosso Deus, pois é dele que advém nossa vitória! “ - FÉ? Em Deus!! A única certeza que nos move.
- POR QUE POLITICA? Pois somente através dela construiremos um momento melhor para nosso povo.
-
SE FOSSE PREFEITO DE ITAPORÃ QUAL SERIA O SEU LEGADO? Ser o melhor prefeito de Itaporã, o administrador que administrou para o povo, gerando igualdade e oportunidades para todos os Itaporanenses.
-
SE VOCÊ PODE-SE DEIXAR UMA MENSAGEM, QUE SERIA LIDA DAQUI A 100 ANOS, QUE MENSAGEM SERIA? Devemos temer a Deus, honrar nossa família, acreditar no ser humano, e lutar de forma destemida por aquilo que sonhamos e acreditamos, pois somente através da luta, da fé, da persistência e do suor derramado é que alcançaremos a vitória.





