27.8 C
Campo Grande
domingo, 9 de novembro de 2025

Presos reformam delegacia de Caarapó em 36 dias

16/02/2017 15h21 – Atualizado em 16/02/2017 15h21

Presos reformam delegacia de Caarapó em 36 dias

Por Secretaria de Comunicação TJMS

Uma iniciativa que gerou rapidez, custo baixo e ressocialização garantiu que, ao longo de 36 dias, seis presos provisórios da Comarca de Caarapó reformassem o setor de custodiados da Delegacia de Polícia Civil local. O trabalho teve início no dia 19 de dezembro de 2016 visando a melhoria das condições e instalações das celas onde os detentos são mantidos presos provisoriamente, proporcionando condições dignas para a permanência deles no local. A iniciativa partiu da juíza da 1ª Vara da comarca de Caarapó, Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira.

A magistrada afirma que a ideia de reformar a cadeia pública de Caarapó “surgiu diante da necessidade de oferecer aos presos locais um ambiente com menor insalubridade e consequentemente propiciar-lhes maior dignidade durante a prisão”.

A juíza explica ainda que o dinheiro para a compra do material para a reforma provém dos valores arrecadados na Vara de Execução Penal e a mão de obra ficou a cargo dos próprios presos provisórios, os quais são os maiores beneficiados com a obra. Além disso, os dias trabalhados serão futuramente considerados para fins de remissão de pena.

As celas reformadas pelos detentos estavam em péssimas condições, com a parte elétrica comprometida, apresentando defeitos no sistema hidráulico, danificadas pela ação do tempo, vandalismos, pichações e rabiscos nas paredes, lâmpadas queimadas, condições que, além de comprometer a salubridade do lugar, ofereciam riscos aos presos e aos servidores.

Com a obra foi possível também revitalizar o corredor que dá acesso às celas, o qual foi pintado e houve a instalação de lâmpadas para melhorar a qualidade da iluminação. Houve também a instalação de um bebedouro padrão industrial. No solário que estava com a pintura danificada e descascando o reboco foi também restaurado. A bomba d’água responsável pelo abastecimento de água não só no setor de custodiados como de toda delegacia foi substituída por uma nova, acabando com as constantes interrupções do fornecimento de água causadas por defeitos no funcionamento do equipamento que já se encontrava obsoleto.

Os detentos executaram o serviço sob a supervisão e orientação do delegado de Polícia Ricardo Meirelles Bernardinelli.

Presos reformam delegacia de Caarapó em 36 dias

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.