Iniciativa da Atvos integra o MOVA Competências e reforça a qualificação no setor sucroenergético
Com uma trilha de aprendizagem personalizada e exclusiva para seus profissionais, a Atvos, uma das líderes na transição energética e entre as maiores produtoras de biocombustíveis do país, investe na Academia Agro como estratégia para qualificar seu capital humano. Em parceria com a Harven Agribusiness School, o programa passa a capacitar mais de 11 mil colaboradores, com ações de formação alinhadas às necessidades da companhia e da cadeia sucroenergética.
A iniciativa integra o Movimento de Aprendizagem da Atvos, dentro da trilha MOVA Competências, programa voltado ao desenvolvimento de competências essenciais que combinam expertise técnica e habilidades adaptativas. O objetivo é promover excelência operacional e inovação, além de fortalecer a colaboração, o pensamento crítico e a segurança, tratada pela companhia como valor fundamental.
Segundo Cristiana Mello Portugal Gomes, vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Atvos, a Academia Agro tem papel estratégico na preparação dos times para os desafios do setor.
“Com a Academia Agro, queremos incentivar que os colaboradores sejam protagonistas de suas próprias jornadas de desenvolvimento e tenham curiosidade em continuar aprendendo. Isso é uma premissa fundamental para preparar nosso time no campo e na indústria para as oportunidades de um mercado que exige inovação constante”, afirma.
Acesso integral e integração ao onboarding
Disponível na plataforma interna da Atvos, a Academia Agro é acessível a 100% dos mais de 11 mil colaboradores e passa a integrar o processo de onboarding dos novos profissionais. Os conteúdos abrangem desde o panorama do setor sucroenergético até temas como sustentabilidade, inovação, gestão e processos produtivos — áreas consideradas estratégicas para as operações da companhia.
Atualmente, a Atvos opera oito unidades agroindustriais localizadas nos estados de Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Trilhas síncronas e assíncronas estruturam o programa
O modelo de aprendizagem combina duas modalidades. A trilha assíncrona permite que os colaboradores acessem os conteúdos no próprio ritmo, sem necessidade de conexão simultânea. Já a trilha síncrona conta com aulas ao vivo, que possibilitam interação em tempo real entre participantes e instrutores.
A primeira turma síncrona será exclusiva para líderes, com 40 vagas destinadas a executivos e gestores selecionados. A trilha contará com seis módulos, totalizando no mínimo 12 horas de formação, com temas como produção de cana, inovações na agroindústria, mercado de açúcar e etanol, modelo de negócio da Atvos e oportunidades na área de bioenergia.
A parceria entre a Atvos e a Harven teve início em abril de 2025, com a criação da Sala Atvos na instituição de ensino, em São Paulo, iniciativa que simboliza o apoio da companhia à formação de lideranças no agronegócio. Com a ampliação do projeto, a empresa reforça sua estratégia de desenvolvimento de competências técnicas e especialização em um setor que representa cerca de 1,5% do PIB nacional e demanda investimentos e inovação contínuos.



