30.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Agraer em Ação leva cidadania e benefícios ao distrito de Vila Formosa, em Dourados

Os atendimentos gratuitos seguem até quinta-feira (13) das 9h às 16h na escola Municipal Padre Anchieta.

Com o compromisso de aproximar os serviços públicos das famílias do campo, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em parceria com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), iniciou na terça-feira (11) mais uma edição do projeto “Agraer em Ação”, no distrito de Vila Formosa, em Dourados.

O atendimento itinerante acontece até quinta-feira (13), das 9h às 16h, na Escola Municipal Padre Anchieta, e oferece gratuitamente serviços previdenciários, orientações técnicas e atendimentos de saúde voltados à população rural.

Agraer em Ação leva cidadania e benefícios ao distrito de Vila Formosa, em Dourados

A estrutura inclui suporte técnico da Agraer e equipe especializada do INSS, garantindo acesso a benefícios como aposentadoria rural, salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária e BPC (Benefício de Prestação Continuada), além da emissão de extratos, CNIS, cartas de concessão, consultas de descontos e do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).

Atendimento que transforma realidades

Presente no primeiro dia da ação, o diretor-presidente da Agraer, Fernando Luiz Nascimento, destacou a importância do projeto e o impacto positivo nas comunidades atendidas.

Agraer em Ação leva cidadania e benefícios ao distrito de Vila Formosa, em Dourados

“O Agraer em Ação é um projeto que leva dignidade ao homem e à mulher do campo. Em cada cidade que passamos, vemos histórias de vidas transformadas. Já estivemos em diversas regiões do Estado e seguimos firmes com essa missão de garantir que os direitos previdenciários cheguem até quem mais precisa”, afirmou o diretor-presidente.

Desde o início do projeto, mais de doze dezenas municípios já receberam o atendimento itinerante, levando serviços antes restritos aos centros urbanos para as comunidades rurais mais distantes.

Mais de mil atendimentos e R$ 151 mil em benefícios

O diretor-presidente da Agraer, Fernando Luiz Nascimento, que esteve na manhã de terça-feira (11), em Vila Formosa, acompanhou de perto os atendimentos e reforçou o alcance social e econômico do Agraer em Ação.

“É gratificante ver a união de nossos servidores em prol do projeto e a parceria da Prefeitura de Dourados. Em todo o MS, o projeto já ultrapassou a marca de mil atendimentos realizados e R$ 151 mil em benefícios concedidos. Esses números representam muito mais do que valores: significam cidadania, segurança e reconhecimento para as famílias rurais que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar esses serviços”, destacou.

Entre os atendimentos do primeiro dia, o agricultor familiar Antônio da Silva, de 62 anos, saiu confiante que vai conseguir o benefício por incapacidade temporária. “Consegui um bom atendimento, estou com problema de saúde desde 2018 e há anos tento meu benefício. Aqui, tive atenção, dei entrada com as papeladas, estou esperançoso”.

Já a produtora rural Gabriela Martins procurou o Agraer em Ação em busca da aposentadoria da filha. “Minha menina tem 7 anos e tem deficiência, me falaram que ela tem direito a ser aposentada. Então, quando eu soube desse atendimento, saí da fazenda para pedir o benefício. Aqui, eu fiz exames de mama também. Gostei mesmo da agilidade”, afirmou.

Agraer em Ação leva cidadania e benefícios ao distrito de Vila Formosa, em Dourados

A ação que segue até quinta-feira (13) também conta com atendimentos de saúde realizados em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições. A Unidade Móvel do Hospital de Amor realiza mamografias gratuitas para mulheres de 40 a 69 anos, seguindo os protocolos de prevenção. Há ainda avaliação odontológica, imunização, aulas de ginástica funcional e até vacinação antirrábica para pets, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O evento é uma realização conjunta da Agraer, Prefeitura de Dourados, Sicredi e Hospital de Amor, com apoio da Semaf, Semadesc e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.