Teve início nessa sexta-feira (17) a 2ª Rodada da Empregabilidade do setor de bioenergia, um esforço empreendido pela Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Fundação de Trabalho (Funtrab) visando recrutar trabalhadores para trabalhar em usinas de produção de açúcar e etanol.
O momento foi marcado pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Biosul, renovando a parceria para que a Funtrab disponibilize a estrutura das Casas do Trabalhador de 15 municípios para recrutamento dos candidatos interessados em trabalhar no setor sucroenergético. O ato aconteceu na sede da Funtrab, na rua 13 de Maio, em Campo Grande, com as presenças do secretário executivo de Qualificação e Emprego da Semadesc, Esaú de Aguiar; da diretora presidente da Fundação, Marina Dobashi; e do diretor técnico da Biosul, Érico Paredes.
Paredes lembrou que as usinas oferecem mais de 100 funções diferentes, tendo ampliado muito as vagas para jovens aprendizes e mulheres. São 22 usinas em operação no Estado que empregam cerca de 33 mil pessoas e movimentam cerca de R$ 1,3 bilhão por ano em salários.
As oportunidades abrangem funções operacionais, técnicas e de gestão, incluindo mecânico automotivo, motorista, operador de trator e colhedora de cana, soldador, eletricista, operador de moenda e caldeira, técnico de laboratório, técnico de segurança do trabalho, supervisor industrial, assistente de produção e jovem aprendiz (administrativo, produção e campo), entre outras.
Todas as usinas participantes também receberão pessoas com deficiência.
Interessados em conseguir uma das 637 vagas de trabalho devem procurar as Casas do Trabalhador localizadas em: Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.
O Senai MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), como um parceiro da ação, dará continuidade ao movimento de forma estruturada, com cursos voltados especificamente às necessidades das usinas e do mercado de bioenergia.
Resultados
Ao enaltecer a qualificação do quadro funcional da Funtrab, a presidente do órgão, Marina Dobashi, atribuiu o êxito das políticas de empregabilidade do Governo do Estado aos esforços conjuntos da equipe afinada com os direcionamentos recebidos. Dobashi divulgou dados do Sine revelando que, em 2024, as Casas do Trabalhador da Funtrab intermediaram empregos para 24 mil trabalhadores, resultado que comprova a efetividade da ação.



O secretário executivo Esaú de Aguiar afirmou que a rodada de empregabilidade renova o compromisso do Governo do Estado com o setor da bioenergia, que tem importância estratégica para a economia de Mato Grosso do Sul. “Vamos procurar avançar sempre, melhorar cada vez mais nossos processos que possam ser melhorados. A qualificação e a requalificação é uma preocupação do setor e também um compromisso do Governo”, afirmou.
Texto: João Prestes
Fotos: Mairinco de Pauda