Iniciativas de inclusão, equidade de gênero e aumento da liderança de mulheres na companhia são reconhecidas no estado pelo quarto ano seguido
Pelo quarto ano consecutivo, a Atvos conquistou o selo ‘Empresa Amiga da Mulher’. Concedido pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) de Mato Grosso do Sul, o prêmio destaca as ações da companhia em prol da equidade de gênero e da valorização feminina em suas três unidades agroindustriais no estado: Santa Luzia (USL), em Nova Alvorada do Sul; Eldorado (UEL), em Rio Brilhante; e Costa Rica (UCR), no município homônimo.
Uma das iniciativas é o MOVA Comunidade, um programa da Atvos que oferece cursos gratuitos na área agrícola, com boa parte de turmas exclusivas para o público feminino, propiciando qualificação profissional e criando oportunidades de renda para mulheres. A companhia conta com o apoio de outras instituições na oferta das capacitações, como o SENAI/MS e as prefeituras locais.
“O selo atesta que seguimos pavimentando uma trajetória sólida no agronegócio em aspectos como diversidade e equidade de gênero, em linha com nosso propósito de transformar vidas. Sabemos que já impactamos positivamente as realidades de milhares de mulheres, mas ainda temos uma longa jornada pela frente, sobretudo com importantes desafios em ampliarmos a presença delas em cargos de liderança. Estamos confiantes de que as ações implementadas hoje nos conduzirão a um futuro ainda mais equânime para a sociedade em geral”, afirma Cristiana Gomes, vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Atvos.
Entre outras ações de destaque do prêmio, estão ações especiais para gestantes e mães, como atendimento clínico e emocional realizado por enfermeiras, telemedicina 24 horas, auxílio-creche por 12 meses e apoio para filhos com deficiência. A empresa também tem o SESI/MS como um importante parceiro na oferta de capacitação online para seus integrantes, com o objetivo de sensibilizá-los a combater o abuso, a exploração sexual, o assédio sexual e moral, e a cultura do estupro.
A Atvos também investe no Programa Reforço Escolas, em parceria com a Alicerce Educação, oferecendo uma alternativa adequada de contraturno escolar, em que colaboradores(as) que sejam pais e mães possam trabalhar de forma tranquila, enquanto os(as) filhos(as) e enteados(as) recebem estímulos de apoio pedagógico em um ambiente seguro, fortalecendo o vínculo entre família, educação e trabalho.

Protagonismo feminino na Atvos
Atualmente, 18% do quadro de colaboradores da Atvos é composto de mulheres, percentual acima da média do setor sucroenergético. Na Unidade Santa Luzia, esse índice chega a 22%, e na Unidade Costa Rica, 21%, resultados de ações locais voltadas à ampliação da inclusão feminina. A meta da companhia é alcançar 30% de participação feminina em cargos estratégicos de liderança nos próximos anos, em toda sua operação no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, a Atvos gera cerca de 4,1 mil empregos diretos e 7,1 mil postos de trabalho indiretos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios próximos às suas unidades agroindustriais no estado.