29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Governo do Estado avança nas tratativas para fortalecimento da ZPE de Bataguassu

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), participou na manhã desta quarta-feira (20) de videoconferência com o diretor-presidente da EGEZPE, Germano Augusto Pereira e Silva, para tratar de estratégias de desenvolvimento da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Bataguassu. Também acompanharam a reunião a coordenadora de Energias Renováveis da Semadesc, Mamiule de Siqueira, e o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN), Aurélio Rocha.

A ZPE de Bataguassu já se encontra em fase de alfandegamento e devidamente regularizada, consolidando-se como um dos principais instrumentos de atração de investimentos e internacionalização da economia sul-mato-grossense. Localizada em uma área de 2 milhões de metros quadrados, o espaço foi planejado estrategicamente entre Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Paraguai e demais países do Mercosul, o que a torna um ponto logístico privilegiado para a exportação do agronegócio brasileiro.

Segundo o secretário Jaime Verruck, a ZPE terá papel fundamental no crescimento econômico do Estado. “Nosso objetivo é trazer a ZPE para dentro do escopo de desenvolvimento econômico do Estado, porque entendemos que ela é um instrumento estratégico para atração de empresas. Em outros estados, as Zonas de Processamento de Exportação já mostraram resultados expressivos, com aumento do PIB local e fortalecimento da economia, e acreditamos que Mato Grosso do Sul também terá esse avanço “, informou.

Governo do Estado avança nas tratativas para fortalecimento da ZPE de Bataguassu

Entre as estratégias de atração de investimentos para a ZPE está a possibilidade de oferecer energia limpa dentro da ZPE, a partir do instalação e funcionamento da unidade da Bracell na região. “Isso pode atrair empresas de tecnologia, como data centers. Além disso, também queremos utilizar potencial do setor florestal, em especial a celulose. É um momento muito favorável para apresentar a ZPE como alternativa de instalação de empresas e de geração de desenvolvimento para o Estado, especialmente considerando que, com a reforma tributária, as ZPEs foram excepcionalizadas e mantêm benefícios significativos do ponto de vista fiscal”, destacou Jaime Verruck.

Na ZPE de Bataguassu, as empresas instaladas podem operar com benefícios tributários, cambiais e administrativos, desde que exportem, no mínimo, 80% da produção. Em 2024, a Biofaz Sugar se tornou a primeira indústria a se instalar na área, abrindo caminho para novos investimentos.

Marcelo Armôa, Semadesc

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.