29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 9 de maio de 2025

Governo de MS nomeia coordenadora estadual para Casa da Mulher Brasileira

Nomeada nesta sexta-feira (9), para ser a ponte entre Estado e município no fortalecimento da rede de atendimento e no aprimoramento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, Carla Stephanini é a coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira.

Com vasta experiência à frente da pauta, Carla se diz honrada em integrar a equipe do Governo do Estado quando se inaugura um novo momento administrativo deste equipamento público através da gestão compartilhada.

Governo de MS nomeia coordenadora estadual para Casa da Mulher Brasileira

“O objetivo é fortalecer a prestação dos serviços integrados e a sinergia interinstitucional visando salvaguardar a vida e a dignidade das mulheres. Neste sentido, entre outros aspectos, vamos incrementar o uso da tecnologia e aperfeiçoar os protocolos internos no que se fizer necessário promovendo a presteza no atendimento e o permanente acolhimento humanizado das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, mantendo o constante diálogo institucional e com a sociedade”, ressalta.

Para o vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, que tem acompanhado de perto o fortalecimento da rede de proteção à mulher, o trabalho consolidado de Carla Stephanini vem somar para o aprimoramento das políticas públicas para mulheres em MS.

Governo de MS nomeia coordenadora estadual para Casa da Mulher Brasileira

“A Carla reúne toda a experiência, conhecimento e empatia com a causa e tem a nossa confiança, para junto com o município de Campo Grande, liderar transformações e melhorias para o combate e enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher”, destaca.

A coordenação integrada e compartilhada foi criada por meio do acordo de cooperação técnica assinado entre Governo do Estado e Prefeitura de Campo Grande, em março deste ano, para a execução das ações previstas no programa “Mulher viver sem violência”, instituído pelo Decreto Federal 11.431/2013, que traz as diretrizes para o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira na Capital.

Segundo o documento, cabe à coordenação, que está vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania, monitorar os serviços, promover estratégias e diretrizes intersetoriais, além de fazer a articulação da rede de enfrentamento à violência doméstica, familiar e de gênero; e ainda executar as atividades relativas à administração da Casa, bem como acompanhar a execução dos serviços presentes, e garantir a viabilidade do sistema de informações da Casa da Mulher Brasileira.

“A chegada de Carla Stephanini à coordenação estadual da Casa da Mulher Brasileira inaugura um novo ciclo de gestão, com foco na escuta qualificada, na integração de esforços e na ampliação do cuidado às mulheres em situação de violência. Um passo firme na consolidação de uma política pública essencial, sustentada pela articulação de serviços, pelo compromisso institucional e pela promoção da cidadania”, afirmou a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza. 

Perfil

Governo de MS nomeia coordenadora estadual para Casa da Mulher Brasileira

Carla Charbel Stephanini é advogada e pós-graduada em Gênero e Relações Públicas, foi subsecretária de Políticas para Mulher da Prefeitura Municipal de Campo Grande de 2017 a 2024 e subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul de 2011 a 2012, além de ter ocupado as coordenadorias de Políticas Públicas para Mulheres tanto do Município quanto do Estado entre os anos de 2005 a 2010.

No currículo, Carla Stephanini também atuou como parlamentar, primeiro como vereadora de Campo Grande de 2013 a 2016, e posteriormente como deputada federal por Mato Grosso do Sul em 2019, além de ter atuado em fóruns e conselhos.

Paula Maciulevicius, Comunicação SEC
Fotos: Matheus Carvalho/SEC

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.