A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), uma operação em Campo Grande contra um esquema de grilagem de terras da União, que inclui como um dos alvos a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Ao todo, são cumpridos 10 mandados de busca na Capital e um em Rio Brilhante.
Segundo informações repassadas pela PF, a investigação revelou um grupo criminoso que atuava na falsificação de documentos para se apropriar ilegalmente de áreas públicas, com objetivo de valorização e posterior comercialização dos terrenos. Os crimes investigados envolvem falsidade ideológica, associação criminosa, grilagem e possíveis delitos ambientais.
Condomínios de alto padrão na Capital, como o Terra Ville, estão entre os locais alvos da ação. Mandados também estão sendo cumpridos na região do Parque dos Poderes, onde estão concentrados órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul. Cerca de 40 agentes participam da operação, que ainda não teve prisões confirmadas nem detalhes sobre apreensões divulgados.
A presença da Agraer entre os alvos da investigação levanta suspeitas sobre o possível envolvimento de servidores ou a utilização de estruturas da agência na facilitação das fraudes fundiárias.