Empreendedores de várias cidades mostraram seus produtos para grandes empresas do setor de cana
Em Nova Alvorada do Sul, a 115 de Campo Grande, a terra da cana-de-açúcar virou também o palco dos negócios nesta quarta-feira (26). A Expocanas 2025, maior feira do setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul, reuniu pequenos empresários e grandes empresas para conversar, trocar ideias e, principalmente, fechar parcerias.

Um dos grandes destaques aguardado pelos empresários, foi a Sessão de Negócios promovida pelo Sebrae/MS que nesta edição é Patrocinador Ouro, que reuniu 60 empresas locais com nomes de peso como Atvos, Adecoagro e Ciarama Máquinas. A rodada gerou mais de R$ 30 milhões em expectativas de negócios — ou seja, oportunidades concretas para empresas crescerem e faturarem. “Nosso papel é dar apoio a esses empresários locais para que aproveitem as oportunidades e consigam vender seus produtos para empresas maiores”, explicou Claudio Mendonça, diretor do Sebrae/MS.

Troca que vale ouro – Durante a sessão, os empreendedores tiveram tempo para apresentar seus serviços, trocar contatos e mostrar o que sabem fazer. Teve de tudo: material elétrico, consultoria, hotelaria, seguros e equipamentos. A ideia é simples: aproximar quem quer vender de quem precisa comprar.

Para o secretário Jaime Verruck, que também é conselheiro do Sebrae, isso ajuda os negócios locais a crescerem junto com o setor da cana. “Nem sempre o pequeno empresário consegue chegar até uma grande empresa. O Sebrae faz essa ponte. Mas também é importante que o empreendedor se prepare para atender bem.”
De várias cidades, com ideias na mala – Empresários de Campo Grande, Dourados, Rio Brilhante, Caarapó, Ivinhema e outras cidades participaram da feira. Muitos saíram de lá com boas conversas encaminhadas. Alguns, como Vitória Santos, da FS Corretora, já tinham participado de sessões anteriores e voltaram ainda mais preparados. “Na primeira vez, eu vim sem muito material. Desta vez, me organizei melhor e consegui falar com várias empresas”, contou ela.

Outros, como Gisele Vilhalba, vieram mostrar serviços diferentes. Ela trabalha com hotelaria em Ponta Porã e aproveitou para divulgar o espaço para eventos e hospedagem corporativa. “Queremos mostrar que temos estrutura para receber empresas também. Aqui é uma vitrine”, disse.
