04/10/2019 19h24 – Atualizado em 04/10/2019 19h24
Rotary Club de Campo Grande promove ação com parceiros para fortalecer campanha de vacinação em Mato Grosso do Sul
Todos os parceiros estão engajados a levar informação, focados em atingir 95% da cobertura vacinal, alcançando todos os 79 municípios do Estado
Por Rotary CG
Para fortalecer a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação de Criança e do Adolescente, o Rotary Club de Campo Grande realiza ação em conjunto com parceiros em todo o Estado. “Mato Grosso do Sul e Rotary Club de Campo Grande conectados pela saúde infantil” tem como objetivo mobilizar parceiros para reforçar a divulgação, ressaltando a importância do calendário de vacinação atualizado.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lança, no próximo dia 07 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Mato Grosso do Sul. A abertura acontecerá às 7h30, no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, com a presença do ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, profissionais da área e autoridades municipais e estaduais, presidente do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo, e rotarianos.
Para o presidente do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo, esse reforço tem como objetivo atingir todo os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, alcançar acima de 95% de cobertura vacinal. “A proteção das pessoas passa pela vacina. O caso do sarampo é emblemático e demonstra que parar de vacinar não é um dos melhores caminhos. Nossa campanha está respaldada em informação, conscientização e mobilização para vacinar”, afirmou.
O Rotary Club de Campo Grande tem como visão promover parceria entre a sociedade civil e instituições com o objetivo de ampliar a rede de comunicação com as pessoas, potencializando a cobertura de imunização no Estado. “A forma de se comunicar com as bases mudou por completo, por isso, é tão importante todos esses aliados, pois cada um, com sua autoridade, atinge um grupo distinto, espalhando cada vez mais a informação útil relevante às pessoas”, ressaltou.
De forma direta e com um tom de anúncio, a nova campanha de vacinação contra Sarampo será primeiramente voltada para imunizar as crianças de seis meses a menores de 5 anos. “Precisamos chamar atenção da população. A vacina é um direito da criança. A criança não consegue ir sozinha à uma Unidade de Saúde para solicitar o seu direito. Então, pais, avós, responsáveis, chequem a carteira de vacinação como sinal de respeito e amor.”, afirmou o Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva de lançamento da Campanha de Vacinação contra o Sarampo.
Para a Diretora da Comissão de Projetos do Rotary Club de Campo Grande, Ana Luzia Abrão, buscam utilizar abordagens criativas e proativas para sensibilizar a comunidade pensando em nosso futuro comum. “O Brasil celebra 30 anos sem a paralisia infantil e também, comemoramos os 80 anos do nosso clube, para mim, como rotariana, essa causa mostra algo muito especial: que a saúde de nossas crianças une as pessoas. Esse projeto rotário sinaliza muitas coisas positivas neste momento em que o Brasil está tão dividido”, comentou.
Lista de Parceiros do Rotary Club de Campo Grande
- Secretaria Estadual de Saúde (SES)
- Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU)
- Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL)
- Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul (FAEMS)
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
- Serviço Social da Indústria (SESI)
- Serviço Social do Comércio (SESC)
- Energisa
- Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (SANESUL)
- Águas Guariroba
- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
- Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
- Secretaria de Estado de Educação (SED)
- Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
- Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (SINEPE)
- Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALMS)
- Câmara de Vereadores de Campo Grande
- Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul)
- Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)
- Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE)
- Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul
- Divisão de Atenção à Saúde Indigena (DSEI)
- Comando Militar do Oeste (CMO)
- União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)
- Conselho Nacional De Secretarias Municipais De Saúde (CONASEMS)
- Caixa de Assistência dos Servidores do Mato Grosso do Sul (CASSEMS)
- Conselho Regional da Região do Centro
- Conselho Regional do Anhanduizinho
Campanha de vacinação
Segundo o site do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação será realizada em outubro, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. O Dia Nacional de Mobilização, o Dia D, deve ocorrer em 19 de outubro.
A campanha de vacinação contra o sarampo acontecerá em duas etapas: de 7 a 25 de outubro será aplicada a dose a todas as crianças não vacinadas, de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
Nesta fase, o “Dia D” (de mobilização nacional) será 19/10. De 18/11 a 30/11 será disponibilizada a vacina para adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. Para eles, o “Dia D” está marcado para 30/11.
Sobre o Rotary
Criado em Chicago, nos EUA, no ano de 1905, o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Os associados são homens e mulheres que prestam serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde e educação, cujo grande objetivo é estimular a boa vontade e a paz mundiais.
Atualmente, o Rotary está presente em 217 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários.
O Brasil conta com 2.398 Rotary Clubs e 53.869 rotarianos (estes dados são de maio de 2018). Três brasileiros já presidiram o Rotary International, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA.
Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a Campanha Polio Plus, campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.
Há mais de 110 anos o Rotary une pessoas de diferentes culturas e continentes para promover a paz, combater o analfabetismo e a pobreza, fornecer água limpa e saneamento, e prevenir e tratar doenças. Nenhum desafio é grande demais

-
Content section component
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-