16/09/2019 13h35 – Atualizado em 16/09/2019 13h35
Palestras gratuitas orientam como se prevenir ao suicídio e ao câncer colorretal
Por Heloísa Lazarini
Setembro é um mês de prevenção. Embora seja mundialmente conhecido como mês de prevenção ao suicídio, setembro também é destinado à conscientização e a prevenção ao câncer de intestino.
Para esclarecer a população a respeito das formas de prevenção e tratamento tanto ao suicídio quanto ao câncer intestinal, dois profissionais da área de saúde se uniram para promover palestras gratuitas acerca dos temas.
A primeira palestra acontece na próxima quarta-feira (18), e tem como tema “Prevenção ao Suicídio”, e será ministrada pelo psicólogo Edinelson Vilalba Queiroz,
CRP/14 04840-8, que irá explicar, de forma clara e objetiva, como identificar sinais de depressão, ansiedade e outros transtornos emocionais que se não tratados precocemente e de forma adequada podem desencadear o suicídio, que tem se tornado uma das principais causas de morte em todo mundo.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados, anualmente, no mundo, 800 mil óbitos por suicídio. No Brasil, a média anual é de 13.467 mortes. Entre jovens, de 15 a 29 anos, o suicídio é a segunda causa de morte.
A segunda palestra será no dia 25 de setembro e o tema do encontro é “Prevenção ao Câncer Colorretal”, popularmente conhecido como câncer de intestino, que hoje, é o segundo que mais atinge as mulheres e terceiro que mais afeta os homens. A médica endoscopista Vanessa Puccinelli Dotti, CRM 4835, é quem irá conduzir a palestra.
As duas palestras começam às 19h30. O endereço é Rua Alagoas, n. 700, Jardim dos Estados. A inscrição é um quilo de alimento não perecível que será doado a Vaquinha Social, uma plataforma online de investimento social, que analisa pedidos de ajuda enviados por instituições de diversos setores da sociedade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (67) 33209500 (falar com Bruno).

