21/08/2019 18h32 – Atualizado em 21/08/2019 18h32
Entrevista da Série “Destino Político” com Elias Pereira (PSD) delegado aposentado
Por Leandro Medina
O Jornal Correio do MS traz mais uma vez a série “Destino Político”. Entrevistando personalidades do meio político, que se destacam por sua trajetória na vida pública. O objetivo da séria é apresentar ao cativo leitor do nosso jornal quem são essas personalidades e quais são os seus planos para 2020.
Nossa primeira entrevista deste ano é com Elias Pereira, Delegado aposentado, um dos potenciais nome que irá disputar as Eleições Municipais de 2020 em Nova Alvorada do Sul.
Elias Pereira Soares, natural da cidade de Faxinal-PR, e hoje reside em Nova Alvorada do Sul. Recentemente se tornou o mais novo filiado do PSD (Partido Social Democrático).
RESUMO PROFISSIONAL
Na área rural, desde muito cedo, começou a trabalhar na lavoura, e depois de cerca de três anos trabalhando na iniciativa privada, em 1978, ingressou no Exército Brasileiro, 30 Batalhão de Infantaria Motorizada, onde, como Sargento, saiu em 1984, por onde ficou por seis anos anos; em cujo período, aproveitou para concluir o ginásio e o colégio.
Em 1985, por concurso público, ingressou na Polícia Civil do Paraná, trabalhando por cerca de longos 14 anos e meio; período que aproveitou e graduou-se em direito, Faculdade de direito de Curitiba.
Em 1978/79, também por concurso publico, passou no concurso para Delegado de Polícia/MS, e, depois de cerca de 1 ano de formação na ACADEPOL, nomeado e empossado em 2000, trabalhou em Mundo Novo, Paranhos, Naviraí, Iguatemi, e em NOVA ALVORADA DO SUL, de 2006 a 2008, Rio Brilhante, além disso, sempre respondia pelas cidades vizinhas, sete Quedas, Tacuru e Maracaju, por fim, depois de assumir a cidade de Eldorado, aposentou-se em 2010.
Por amor ao MS, Voltando a Rio Brilhante, em 2014, em 2015, juntamente com a esposa, montou um comércio de confecções e calcados, e, no final de 2018, mudaram-se para Nova Alvorada do Sul, transferindo tal comércio para a Rua Francisca Stradiott, 1255.
Perfazendo um total de 30 anos de vida pública, sem qualquer mácula. Inscrito na OAB em 2012, permaneceu por alguns anos, sendo certo que não mais exerce a advocacia.
GRADUADO EM DIREITO, PELA FACULDADE DE DIREITO DE CURITIBA-PR e PÓS-GRADUADO EM DIREITO IMOBILIÁRIO, INSTITUTO SOLUS/GOIAS.
O que a política representa na sua vida?
Representa a possibilidade de aperfeiçoamento e aprendizado pessoal, onde se tem a possibilidade de ajudar os munícipes a ter qualidade e igualdade de vida, dentre outras.
Para as pessoas viverem melhor, o que precisaria mudar em nosso Estado?
Mudar a forma de pensar e agir, deixar o egoísmo de lado e, sendo mais humano, vendo o próximo como seu igual, enquanto político, funcionário publico, ou mesmo como cidadão; procurar fazer o que é certo e cumprir com o seu papel.
Em sua opinião, qual é o modelo ideal de administração para atender os anseios da população de Nova Alvorada do Sul?
Agindo como sério administrador e, obviamente, pensando na população, além de buscar melhorias (infraestrutura) para esta cidade como um todo, mas, principalmente nos bairros; visar, também, melhorias na educação, segurança e saúde. Para tanto, carece buscar indústrias e investimentos de toda ordem, levar meios para que as pessoas da área rural tenham condições de vender o que produzem. Com isso, fomenta-se a economia e a circulação de mercadorias e dinheiro, entre a área rural e urbana.
Hoje, escândalos de corrupção atormentam o país e deixam o eleitor indignado. Como podemos virar essa página e construir uma política séria?
Vira-se a página fazendo uma campanha séria e com propósito firme de combater, em todos os seus termos, essa praga que assolou e ainda persiste em assolar o Brasil, os Estados e também os Munícipios. Temos que acabar com a idéia que os brasileiros são corruptos, pois, nota-se que a grande maioria dos cidadãos é constituída de homens e mulheres honestos. Observa-se que maioria dos corruptos e corruptores está no meio político e dos pseudos empresários que só obtiveram sucessos por meio de propinas. Lembrando que os corruptos e corruptores, assim como criminosos, são minorias e, diante de nossa submissão, esse grupo tende a crescer, logo, só nos resta sufocá-los, ou iremos vê-los crescer e vivermos a mercê desses facinoras.
Qual é o caminho para superar a crise financeira que Nova Alvorada do Sul passa e dar a volta por cima?
Fomentando a educação e gerando empregos, o que se faz buscando e incentivando a vinda de indústrias, fábricas, ou outros meios de investimentos, e, até de cursos de formação e especialização. Um administrador, que pensa nos munícipes, buscas parcerias e, jamais, dispensa qualquer investidor, sério, que pretenda se instalar no município.
Nos bastidores políticos, seu nome é cogitado para disputar as eleições no ano que vem. Existe realmente essa possibilidade?
Sim, sinto-me pronto e preparado para representar e fazer o melhor, não só para os que depositarem suas confianças em mim, com seus votos, mas, também, para representar e trabalhar para todos.
Como estão as articulações para conseguir montar um arco-de-aliança?
Ainda em conversação e aguardamos orientação da direção do partido, e, por certo, seguiremos o que for mais viável e que melhor atenda os anseios dos munícipes.
###JOGO RÁPIDO DE PERGUNTAS
- UMA PALAVRA SOBRE NOVA ALVORADA DO SUL? Uma bela cidade e em progresso.
- UM SONHO? Eleger-me a ajudar nossa sociedade.
- MEDO? De injustiças.
- ESPORTE? Basquete.
- GOSTA DE ESTAR? Com família e amigos.
- UMA FRASE? Acredite no sucesso.
- FÉ? Em Deus.
- POR QUE POLITICA? Um meio de poder ajudar a população e a cidade a progredirem.
- SE FOSSE VEREADOR DE NOVA ALVORADA DO SUL QUAL SERIA O SEU LEGADO? Fomento da Infraestrutura, esporte, lazer, emprego, segurança, saúde e educação.
- SE VOCÊ PODESSE DEIXAR UMA MENSAGEM, QUE SERIA LIDA DAQUI A 100 ANOS, QUE MENSGEM SERIA? Acreditando em você e com fé em Deus e com apoio do povo, seus projetos tornam-se realidade.





