18/10/2017 15h20 – Atualizado em 18/10/2017 15h20
Jovem tenta entrar em escola pública se passando por pesquisador do IBOPE e MEC
Por Leandro Medina
Na manhã da terça-feira (17) um jovem tentou entrar numa escola pública de Rio Brilhante alegando ser um pesquisador do IBOPE que supostamente seria autorizada pelo MEC e que estaria lá para realizar uma pesquisa com aproximadamente dez alunos, e que precisava de diversas informações.
Ao estranhar os procedimentos a diretora da escola entrou em contato com a Secretaria de Educação, que orientou a realizar alguns procedimentos, uma vez que desconhecia qualquer tipo de pesquisa, muito mesmo pelo MEC.
Diante dos fatos a Diretora não permitiu a entrada do Jovem, na unidade escolar, e seguiu a orientação da secretaria Magali Lima em procurar a Secretaria de Educação para maiores informações tanto sobre a pesquisa, como para proceder as devidas autorizações.
O jovem foi identificado como ROGÉRIO MARCELINO DE SOUZA, que chegou a comparecer na Secretaria de Educação, mas ao perceber que não seria tão fácil convencer a servidora que o atendeu, e foi em bora. Por volta das 17:00hs o suposto pesquisador divulgou nas redes sociais por intermédio de um terceiro, um vídeo proferindo críticas, e dizendo que o prefeito deveria estar debaixo da terra, veja vídeo na integra;
NOTA OFICIAL
Em virtude da divulgação em redes sociais de um vídeo em que uma pessoa de suposto nome ROGÉRIO MARCELINO DE SOUZA se apresenta como pesquisador do IBOPE, a Prefeitura Municipal de Rio Brilhante vem a público realizar os devidos esclarecimentos sobre a realidade dos fatos:
O referido senhor Rogério apresentou-se em uma Escola Municipal dizendo-se pesquisador do IBOPE, que teria vindo a serviço do Ministério da Educação. Disse que precisaria coletar dados de professores. A Diretora então disse desconhecer tal situação, ligou na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), onde foi orientada a pedir para que o senhor Rogério se dirigisse à SEMED. A Diretora informou ao mesmo que fosse à SEMED, até as 13:00 para verificar a situação.
A pessoa só compareceu à SEMED às 13:10, quando já havia sido encerrado o horário de atendimento. Mesmo assim, a servidora da Secretaria que estava ali naquele momento, entrou em contato telefônico com a Secretária Municipal de Educação, que pediu informações sobre documento que encaminhava o mesmo e alguma identificação. Quando a servidora foi solicitar os documentos, o referido senhor disse que não poderia esperar e retornaria na semana que vem.
Já com relação à suposta falta de atendimento pelo Prefeito, cabe esclarecer que sequer o mesmo procurou o Gabinete do Prefeito, nem mesmo tentou contato telefônico.
Em contato com Ministério da Educação, fomos informados que não há nenhuma pessoa autorizada a ingressar em unidades escolares para tal pesquisa, posto que todos os dados que o mesmo supostamente levantaria já constam nas bases de dados do Ministério.
É importante esclarecer que o Ministério da Educação (MEC) tem um protocolo para realização de quaisquer atividades em unidades escolares. Entre os procedimentos adotados pelo MEC está o aviso prévio às Secretarias Municipais de Educação de todo e qualquer tipo de visita às escolas. Esse aviso sempre é realizado via Correios ou através de e-mail institucional. Em nenhum momento o MEC envia pessoas às unidades escolares sem essa prévia notificação.
Com relação ao suposto levantamento de situações de Salas de Tecnologia citado no referido vídeo, cabe esclarecer que o Ministério da Educação realiza esse procedimento via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), que no caso de Rio Brilhante, já foi alimentado pela Secretaria Municipal de Educação no mês de setembro/2017.
No que tange à doação de equipamentos para as escolas, também há um mecanismo próprio do Ministério da Educação, que após o levantamento preenchido no SIMEC organiza as prioridades e disponibiliza os projetos para cada município, sem necessidade de mediação de qualquer outro instituto.
Tendo em vista a evidente distorção da verdade, a Secretária Municipal de Educação registrou, junto à Polícia Civil, um Boletim de Ocorrência, para que o caso possa ser devidamente apurado pelo órgão.
Também cabe destacar que a Secretaria Municipal de Educação, em consenso com as Unidades Escolares, adota desde o início do ano o procedimento de somente permitir o ingresso de pessoas devidamente identificadas e que tenham autorização prévia da SEMED. Esta conduta visa evitar que pessoas estranhas ou com intenções não definidas, tenham acesso a creches e escolas, podendo até mesmo colocar em situação de risco nossos alunos.
Finalmente, informamos que a Administração Municipal tem despendido esforços na busca de melhorias para nossas unidades escolares e que em nenhum momento deixou-se de atender às solicitações dos órgãos oficiais, especialmente o Ministério da Educação, mas no caso presente resta evidente que o senhor que se apresenta como suposto pesquisador não tem nenhum vínculo com Ministério da Educação ou Instituto IBOPE. Sendo assim, desconhecemos a intenção do mesmo tanto em apresentar-se falsamente como representante do MEC, bem como não temos condições de saber a razão pela qual o mesmo gravou o vídeo supracitado.
Entrevista com a Secretária de Educação Magali Lima esclarecendo os fatos sobre vídeo que está circulando nas redes sociais
Já em Nova Alvorada do Sul, entramos em contato com o Secretário Municipal Paulo Roberto de Oliveira, que nos informou que emitiu um alerta aos diretores e coordenadores para redobrar a atenção, caso o suspeito tente entrar em alguma unidade escolar da cidade.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Rio Brilhante e agora segue sob investigação.
