03/05/2017 15h57 – Atualizado em 03/05/2017 15h57
Prefeito Inova trazendo “Democracia Participativa” em Nova Alvorada do Sul
A PREFEITURA E O POVO é uma das promessas de campanha que o Prefeito vem executando desde que assumiu o mandato
Por Leandro Medina
Na manhã desta quarta-feira (3) estivemos reunido com uma liderança política de Nova Alvorada do Sul, e discutimos diversos aspectos políticos, administrativos e sociais do nosso Município.
Nova Alvorada do Sul teve importantes resultados nas últimas eleições, e sobre tudo terá uma outra contribuição nas eleição para Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal ano que vem.
E numa recente analises dos 100 primeiros dias de gestão do prefeito Arlei Silva Barbosa (PMDB), podemos com certeza destacar avanços significativos na chamada “Democracia Participativa” onde foi implantado o projeto A PREFEITURA E O POVO, é uma forma de exercício do poder, baseada na participação dos cidadãos nas tomadas de decisão política.
Atravessamos grande parte do século XX, acreditando que a forma Representativa era um modelo ideal para os cidadãos, que assegura a liberdade e igualdade de todos, que isso seria o verdadeiro conceito de democracia, mas passados quase cem anos, chega-se ao fim do século XX e claramente vemos que existente uma crise nesse modelo de Democracia.
Os representantes já não conseguem mais identificar e atender demandas da sociedade. A população tem se organizado melhor em torno de infinitas questões, e conquistando melhor o espaço público e essa população tem cobrado de maneira mais efetiva de seus representantes. As exigências vêm se tornando mais complexas e fica evidente a necessidade da participação em conjunto entre representantes e representados.
Esse projeto desde que se deu início já se pode notar a mudança no senário do diálogo entre a população que participou e os quadro de secretários, prefeitos e vereadores. Tivemos um feedback de alguns populares sobre o tratamento dado no evento.
Para um morador do bairro Vacilio Dias que mora desde que foi criado o bairro e sempre discute com os mais conservadores o rumo que o Município de Nova Alvorada do sul está tomando. “Moro no Vacilio dias a muito tempo, desde quando era só algumas casas, hoje temos postos de saúde, asfalto e creche, e vejo sempre o povo reclamando de fulano e ciclano, mas nunca participou de uma sessão na câmara. Parabenizo o prefeito pelo projeto”,
A participação social amplia e fortalece a democracia, contribui para a cultura da paz, do diálogo e da coesão social e é a espinha dorsal do desenvolvimento social, da equidade e da justiça. Acreditamos que a democracia participativa revela-se um excelente método para enfrentar e resolver problemas fundamentais da sociedade brasileira.
“A qualidade da democracia pode ser medida pelo nível de participação política encontrada em cada sociedade que permite ao cidadão comum inserir-se nos processos de formulação, decisão e implementação de Políticas Públicas, e desta forma, quanto mais direto for o exercício do poder político, mais acentuada será a capacidade democrática das instituições políticas, cujas decisões estarão mais próximas de traduzir a genuína vontade popular”
Fazendo com que o “direito de ser cidadão” esteja além do momento das eleições, dando-lhes condições de colaborar na construção do espaço público e efetivando a ideia de soberania popular, segundo a qual, “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos” (Democracia Representativa), ou diretamente (tendência para a democracia participativa)


