19/09/2016 11h10 – Atualizado em 19/09/2016 11h10
Campanha Nacional de Multivacinação inicia nessa segunda-feira
A Campanha será realizada em todo o estado entre os dias 19 e 30 de setembro, todas as crianças menores de cinco anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos deverão ser vacinados.
Por Tainan Gama
O objetivo é iniciar o cronograma vacinal e também completar as doses que estiverem pendentes para o público-alvo. Para Mato Grosso do Sul serão enviadas 593,4 mil doses que serão distribuídas para os municípios que iniciarão os seus cronogramas de vacinação.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Dia D de mobilização nacional será no próximo sábado (24) em todos os estados. Com a campanha, o Ministério espera reduzir o índice das doenças imunopreveníveis e também diminuir o abandono à vacinação.
Em 2016, a Campanha de Multivacinação seguirá um calendário novo, com vacinas contra a Poliomielite, HPV, Meningocócica C e Pneumocócica 10 valente. O calendário nacional varia de acordo com a situação epidemiológica, indicando ou incorporando novas vacinas ao quadro.
Nova Alvorada do Sul estará participando da Campanha, que foi iniciada hoje e pretende resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância, como na adolescência, tendo em vista melhorar as coberturas vacinais, controlando, eliminando e erradicando as doenças imunopreveníveis.
O público alvo da campanha são crianças menores de 5 anos de idade, crianças e 9 anos e adolescentes de 10 e menos que 15 anos.
As unidades de saúde do município estarão abertas neste sábado (24) de setembro das 8 h as 17h, no dia de Divulgação e Mobilização Nacional. Nas áreas rurais as datas serão diferentes, na Unidade de Saúde Francisco Xavier no Assentamento Bebedouro, o dia D será na quarta-feira, dia 21 no período da tarde e no Assentamento Mutum no período da manhã.
Na Unidade de Saúde Joaquim Alves Bernardes, Pana estará sendo realizada a vacinação para atualização de caderneta de vacina, durante a semana.
A vacinação será realizada de forma seletiva para a população alvo, desta forma não existe uma possível meta a ser alcançada pela equipe de saúde no município. Ao termino da Campanha a Secretaria de Saúde Municipal fornecera os dados atingidos, visando o número de doses aplicadas no período.





