Campo Grande, Quarta-feira 23 de maio de 2018
13/02/2018 12h05 - Atualizado em 13/02/2018 12h05

Conheça Onevan de Matos, Deputado Estadual – Pré candidato a reeleição


Por Leandro Medina

O deputado Onevan José de Matos nasceu no dia 17 de dezembro de 1942, no município de Frutal, Minas Gerais. Sua trajetória política teve início como vereador, por dois mandatos, no município de Jales, em São Paulo, pelo PMDB. Chegou a Naviraí, então Mato Grosso, no ano de 1975 para exercer a sua profissão: advogado. Em 1978, logo após a divisão do Estado, foi eleito deputado estadual constituinte, participando da elaboração da 1ª Constituição de Mato Grosso do Sul.

Em 1983, tomou posse em seu segundo mandato de deputado estadual. No seu terceiro mandato, que se iniciou em 1987, o deputado Onevan pediu licença à Assembleia para concorrer ao cargo de prefeito de Naviraí. Vitorioso na eleição, renunciou o mandato parlamentar em 31 de dezembro de 1988 para assumir a prefeitura. É sob seu mandato que ocorrem as maiores obras construídas em Naviraí, sobretudo na área da saúde, habitação, educação e infraestrutura.

A Santa Casa, o Centro Odontológico do Jardim Progresso, o Conjunto Harry Amorim Costa e o Odércio de Matos foram obras realizadas em sua gestão. As três últimas escolas construídas em Naviraí (Odércio Nunes de Matos, Milton Dias Porto e o Centro Integrado de Educação) foram obras do então prefeito Onevan de Matos.

Em 1998 é eleito pela quarta vez deputado estadual em Mato Grosso do Sul, sendo reeleito em 2002. Em 2006, Onevan de Matos conquistou o sexto mandato parlamentar. Desde 2009 integra a bancada do PSDB no parlamento estadual.

Na Assembleia Legislativa, Onevan continua se destacando na saúde e na educação, que norteiam suas reivindicações e emendas parlamentares, onde representa os municípios do Cone Sul, Vale do Ivinhema e Aparecida do Taboado. Onevan já dotou laboratório de informática em todas as escolas estaduais de Naviraí e gradativamente está atendendo outros municípios da região, como Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Amambai, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Juti, Aparecida do Taboado entre outros.

Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.