28.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março de 2024

Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o Projeto de Caminhada Orientada: “Passos para Saúde”

25/09/2017 18h10 – Atualizado em 25/09/2017 18h10

Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o Projeto de Caminhada Orientada: “Passos para Saúde”

Por Assessoria de Comunicação / Patrese Marengo Rios

A expectativa de vida aumentou bastante nas últimas décadas. Essa maior longevidade trouxe uma questão importante que é o envelhecimento saudável. Dentro desse contexto, a Hipertensão e o Diabetes, estão entre os problemas de saúde mais comuns. E na maioria das vezes a origem dessas doenças está na condição de vida sedentária. Foi pensando em mudar essa realidade que a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Alvorada do Sul, através do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF), em parceria com o Hospital Municipal Francisca Ortega e Unidades básicas de saúde, desenvolveu um projeto de Caminhada Orientada, intitulado: “Passos para Saúde”, explica o Secretario de Saúde: Eduardo Mendes.

A Fisioterapeuta, Fabiana Amaral, que coordena o projeto, explica que na primeira fase do projeto foram realizadas um ciclo de palestras sobre: “A importância da atividade física para uma vida mais saudável”, em todas as unidades de saúde do município. A segunda fase, que está em prática, trata-se de um programa de exercício aeróbicos, alongamentos e exercícios de fortalecimento, com foco na caminhada de intensidade moderada, para pacientes hipertensos ou diabéticos, que estejam fazendo uso de medicamentos e estejam sendo acompanhados pelas unidades de saúde. A cada três meses os pacientes serão reavaliados pela equipe para coleta de dados.

O projeto acontece todas as segundas e quartas-feiras, ás 6h30min, no Parque Nelson Tereré, sob orientação e supervisão da Fisioterapeuta: Fabiana Amaral, com a colaboração de técnicos de enfermagem, ambulância e agentes de saúde. A Prefeitura oferece transporte de ida e volta aos pacientes.

A Fisioterapeuta Fabiana explica ainda, que nenhuma das duas doenças aqui mencionadas tem cura, mas em ambas, o tratamento convencional medicamentoso, associado à prática de atividade físicas regulares é altamente recomendado pelos médicos. Além de ajudar no controle da doença, os exercícios regulares ajudam a evitar complicações, como infarto, derrame cerebral, neuropatia e retinopatia, além de controlar o excesso de peso, a osteoporose e as doenças associadas ao colesterol.

Para a Psicóloga Adriana Tateishi, que atende no NASF, muitos pacientes não praticam atividade física por falta de estímulos, por isolamento, insegurança, e esse projeto oferece uma opção de atividade física terapêutica, de lazer e atividade social na vida dos pacientes, contribuindo não só no controle do diabetes e Hipertensão, mas também para maior socialização e integração deles na comunidade, com benefícios até mesmo no combate á depressão.

Para o Senhor Nivaldo Lima dos Santos, participante do projeto relatou que já teve resultados positivos em relação ao seu diabete, “faço parte da caminhada desde o primeiro dia e nunca faltei, dentro de um mês já vi resultados, meu diabetes era em torno de 280, hoje está em 105, quase normal, além disso antes do projeto, eu andava sempre mancando com dores nas pernas e na coluna, depois que comecei os exercícios não sinto mais dores nas pernas e minha coluna também está muito melhor. Estou muito satisfeito com a caminhada, fiz boas amizades, os profissionais são muito legais, espero que o projeto continue, o Prefeito Arlei está de parabéns”. Disse o participante.

A Fisioterapeuta Fabiana, lembra que embora a prioridade seja os hipertensos e diabéticos o projeto também está aberto a outras pessoas que desejam participar, maiores informações nas unidades básicas de saúde.

Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o Projeto de Caminhada Orientada: “Passos para Saúde”

Leia também

Últimas Notícias

Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.